Todos os empregos serão obsoletos com Inteligência Artificial, diz Elon Musk
Bilionário pontuou a necessidade de ter um "árbitro" para observar e mediar o trabalho dos computadores nos próximos anos.
A Inteligência Artificial (IA) está tomando conta de vários setores da nossa sociedade. Dentre eles alguns dos empregos que temos disponíveis no mercado de trabalho hoje. Segundo Elon Musk, dono da Tesla e do X (antigo Twitter), muitos deles ficarão obsoletos com o tempo.
“Chegará um ponto em que nenhum emprego será necessário. Você pode ter um emprego se quiser, por satisfação pessoal. [Mas] a Inteligência Artificial é capaz de fazer tudo. Não sei se isso deixa as pessoas confortáveis ou inquietas. Se é positivo ou negativo”, pontou Elon Musk em conversa com o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak.
Fala foi feita às vésperas de uma cúpula sobre a regulamentação da tecnologia.
“Um dos desafios do futuro será: como encontramos propósito na vida”, continuou Elon, que defendeu, ainda, uma espécie de “árbitro” para podermos supervisionar o trabalho dos supercomputadores no futuro.
Elon Musk admite tentação em delegar tarefas à Inteligência Artificial
Na mesma conversa, Musk disse que às vezes cai na “tentação” de delegar tarefas à Inteligência Artificial. Segundo ele, é uma “posição de descrença” – mesmo ele sendo um dos grandes defensores do uso deste tipo de tecnologia no dia a dia.
“Muitas vezes, quando estou na luta às 3h da manhã, penso: ‘por que estou fazendo isso, posso simplesmente esperar que a IA assuma isso'”, disse o bilionário, que disse, ainda, que os desafios do futuro passarão por encontrar “um propósito na vida”.
Neste ponto, o primeiro-ministro prontamente respondeu: “eu sou uma pessoa que acredita que o trabalho lhe dá sentido na vida”.
Renda
Elon Musk ainda conseguiu dizer que o futuro pode ser uma “era de abundância”. Segundo ele, teremos “não teremos uma renda básica” e sim “uma renda universal elevada”. Para o bilionário, será uma renda significativa e isso dará mais segurança financeira para as pessoas.
Comentários estão fechados.