Todos os sons do mundo "cabem" em apenas 7 notas musicais?
Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si são as sete notas musicais usadas no ocidente. Você provavelmente sabe disso, mas como elas surgiram? Hoje, vamos explorar o surgimento e a importância delas.
As sete notas musicais compõem a escala diatônica e são amplamente conhecidas, até mesmo por quem nunca foi a uma aula de música. Mas você sabe o que elas representam e como surgiram e se popularizaram? É isso que vamos responder agora!
Antes de Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si
A música sempre esteve presente na história da humanidade. Diversos povos elaboraram métodos e teorias para padronizar composições e a compreensão do universo sonoro.
Na Grécia Antiga, por exemplo, já existiam sistemas de registro e notação musical que usavam o alfabeto grego como base. Outras civilizações também buscaram desenvolver formas de representar e disseminar obras musicais.
A criação das notas não foi uma descoberta, mas sim uma invenção. Elas são uma convenção, um código predefinido para auxiliar os músicos na leitura de partituras, principalmente no Ocidente.
Cada cultura pode representar sons de maneiras diferentes, mas a ideia das notas musicais como as conhecemos hoje remonta à Idade Média.
(Imagem: divulgação)
Durante aquele período, com o apogeu da música cristã, surgiram novas teorias musicais, além da atualização das mais antigas. Dessa forma, o sistema das sete notas foi adotado pela Igreja Católica.
Foi nesse período que a música ganhou grande importância, especialmente entre os clérigos, o que levou à necessidade de padronizar convenções musicais.
Os monges, que tinham acesso ao conhecimento musical da civilização clássica por meio das bibliotecas dos mosteiros, começaram a usar essa arte de maneira significativa nas celebrações litúrgicas.
Surgimento das notas musicais
Guido de Arezzo, um monge beneditino italiano que viveu no século XI, desempenhou um papel fundamental na criação do sistema de notação musical usado ainda hoje.
Para simplificar o aprendizado e reduzir erros na interpretação das peças, Guido elaborou uma escala musical simplificada. Ele se baseou em um hino em latim em louvor a São João Batista, uma canção popular da época que era facilmente memorizável.
As iniciais das palavras de tal canção foram transformadas nas notas “ut,” “ré,” “mi,” “fá,” “sol,” “lá,” e “si.” O “si” foi criado a partir das iniciais de “Sancte Iohannes”, o nome do santo homenageado.
Mas, respondendo à questão que deu início a esse artigo: não, as notas musicais não contemplam todos os sons existentes, longe disso. Na verdade, a maioria dos sons produzidos no nosso cotidiano não têm altura definida.
Por outro lado, as sete notas são capazes de expressar a maioria dos sons musicais compreendidos no mundo ocidental, sendo base para criação de quase todas as músicas que conhecemos.
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