Toma café e não sente nada? Saiba por que a cafeína não funciona para todos

Há uma explicação científica para você não ter batedeira toda vez que toma café.

O café é uma bebida muito poderosa que faz parte do dia a dia do brasileiro. A maioria das pessoas precisa de uma xícara do líquido preto para despertar e começar seus afazeres do dia a dia. Mas você já deve ter ouvido falar daquelas pessoas que bebem café e não sentem nada.

Isso mesmo, não ficam mais despertas e muito menos têm aquela tremedeira “diferenciada” se tomam um pouco de café após as 18h. Esta (falta de) reação é normal e há uma explicação científica para tal. Continue a leitura e descubra.

Por que eu não sinto nada quando bebo café?

Conforme uma reportagem publicada pelo site Terra, há diferentes fatores que influenciam o funcionamento da cafeína no corpo de uma pessoa – e alguns perpassam pela genética. Então, se o café não te acorda, pode cobrar uma explicação dos seus pais.

Brincadeiras à parte, funciona mais ou menos assim: o gene CYP1A2 define como o nosso corpo reage à cafeína. Ele controla uma enzima que quebra esta substância do café para fazê-la agir no nosso organismo.

O tipo e a quantidade desta enzima influenciam se ela será eliminada mais rápido ou mais devagar do corpo. Parte das pessoas tem duas cópias da enzima e isso faz com que o café (e a cafeína) seja(m) metabolizado(s) mais rápido.

Vai para lá, adenosina

Além disso, a cafeína, em algum momento, também pode se ligar aos mesmos receptores da adenosina. Ela é a responsável pela sensação de cansaço. Sendo assim, ela bloqueia a ação do café. E fica elas por elas.

E não pense que beber mais café vai fazer com que esta ação do nosso corpo seja ineficaz. Muito pelo contrário. O corpo pode produzir ainda mais receptores de adenosina. E isso, com o passar do tempo, pode aumentar a tolerância à cafeína.

Mas também há quem já nasça com mais receptores de adenosina que o normal.

Falando nisso…

Assim como muitas substâncias estimulantes, é possível (leia bem, possível) que, com o tempo, você crie mais “resistência” ao café. Isto é, se você beber demais, pode deixar de fazer efeito.

Então, beba seu café, mas tenha cuidado!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.