O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo, inclusive no Brasil. O famoso “cafezinho depois do almoço” tornou-se um hábito tão comum, que muitos nem poderiam imaginar que, além de gostoso, também faria bem para a saúde. Porém, cada vez mais estudos estão comprovando que essa bebida possui efeitos super benéficos à saúde. Para saber mais sobre esses benefícios do café, leia o artigo na íntegra!
Leia mais: Conheça os 4 maiores benefícios da cafeína.
O café pode reduzir o risco de morte prematura
Cientistas chineses descobriram que consumidores de quantidade moderada de café diariamente possuíam risco inferior de morte em até sete anos do que quando comparado a não consumidores.
Segundo especialistas, também há um risco de 10% a 15% menor do desenvolvimento de doenças coronárias, insuficiência cardíaca ou arritmias para aqueles que bebem de 2 a 3 xícaras de café por dia.
Protege a memória
O café é repleto de compostos antioxidantes, que contribuem na redução do estresse oxidativo e na inflamação dos neurônios. Esses podem ajudar na prevenção do acúmulo da proteína beta-amiloide no cérebro (a principal causa do Alzheimer). Além disso, essa também estimula a atenção e melhora o humor.
Alivia a enxaqueca
Por ser um poderoso vasodilatador, o café ajuda a reduzir as dores de cabeça. Inclusive, é possível identificar um composto comum entre os remédios para dores de cabeça, e o próprio café: a cafeína.
Entretanto, é preciso fazer a sua ingestão com cautela. Caso contrário, seu excesso pode vir a desencadear uma enxaqueca em pessoas que já possuem tendência. Portanto, mantenha suas doses moderadas.
Ajuda na queima de gordura
É muito comum encontrar pessoas que utilizam o café como pré-treino. Isso não somente pois o café fornece muita energia para treinar, como também auxilia na queima de gordura. Inclusive, estudos realizados na Universidade de Granada revelaram que fazer a ingestão de um café forte meia hora antes dos exercícios aeróbicos aumenta a queima de gordura.
Comentários estão fechados.