Conheça os 4 maiores benefícios da cafeína

A famosa substância do café pode ser altamente eficaz para aumentar desempenho em atividades físicas, além favorecer emagrecimento.

É muito comum as pessoas dizerem que só conseguem acordar, pela manhã, depois de tomar uma boa xícara do famoso café.

Isso se deve à cafeína, um estimulante fitoquímico do sistema nervoso central capaz de enviar poderosos alertas ao cérebro. O que muitas pessoas podem não saber, é que essa substância pode trazer bons resultados para a nossa saúde como um todo.

Por isso, confira neste artigo alguns benefícios da cafeína para o corpo.

Leia mais: Autoescola Pode Deixar De Ser Obrigatória Para Obter CNH

Confira os benefícios da cafeína no organismo

Algumas pessoas acham que a cafeína se encontra exclusivamente no café, no entanto, essa substância pode ser encontrada em outras bebidas como erva-mate, chá verde, guaraná e cacau. Além disso, o composto bioquímico também é comercializado como suplemento (combinado ou não com outras substâncias) e ganhou popularidade e destaque nas últimas décadas por seus benefícios. Confira alguns a seguir!

1. Desempenho físico

Um dos grandes benefícios da cafeína está atrelado ao desempenho físico, sendo muito usada por atletas para avanços em modalidades esportivas. Isso porque essa substância possui alta capacidade em potencializar a contração muscular e aumentar a resistência ao esforço intenso, ajudando a adiar o cansaço e manter a disposição por mais tempo durante atividades de média e longa duração.

2. Raciocínio

Ao atuar no sistema nervoso central, o café ativa o estado de alerta, auxiliando na concentração, foco e reduzindo o tempo de reação, permitindo uma tomada de decisão mais rápida. Portanto, é muito eficaz para melhorar a capacidade de raciocínio.

3. Efeito analgésico

Outro benefício da cafeína para o corpo é que este composto bioativo não só acompanha as formulações de alguns medicamentos para dores de cabeça e musculares, como também otimiza os efeitos dos analgésicos no organismo. Sendo assim, ela é bastante indicada por profissionais de saúde para ajudar a reduzir dores musculares tardias, geralmente sentidas após atividade física.

4. Emagrecimento

O café pode aumentar a atividade de enzimas que tornam a gordura corporal combustível por meio da produção de calor na pele (termogênese), resultando em um aumento temporário do metabolismo, o que auxilia no déficit calórico. Para aumentar o efeito do emagrecimento, também é necessário reduzir a ingestão calórica através da dieta.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More