Top 10 dos melhores sistemas previdenciários do MUNDO em 2022

O Mercer CFA Institute Global Pension Index, instituto que avalia o Sistema Previdenciário dos países, divulgou recentemente seu relatório anual. Confira os países que se destacaram.

O Mercer CFA Institute Global Pension Index, instituto que avalia o Sistema Previdenciário dos países, divulgou recentemente seu relatório anual, que analisou 44 países em 2022. Os países listados representam 65% da população mundial do planeta, sendo que esta lista ranqueia do melhor até o pior sistema previdenciário entre eles.

Leia mais: Previdência Social: Adiantamento da análise de benefícios é o foco para 2022. Confira!

David Knox, sócio da Mercer, avalia o futuro desses sistemas

″É essencial que os indivíduos tenham planos de aposentadoria fortes em andamentoporque altos níveis de inflação, taxas de juros crescentes e maior incerteza sobre as condições econômicas estão adicionando pressão financeira adicional aos sistemas existentes”, afirma o sócio sênior da Mercer, David Knox.

“As famílias terão que considerar qual é o equilíbrio certo entre receber uma renda estável, acesso algum capital e proteção contra riscos futuros, dadas as muitas incertezas enfrentadas pelos aposentados”, relata Knox.

Ele finaliza dizendo: “É fundamental que entendamos se os sistemas de renda de aposentadoria em todo o mundo serão capazes de atender às necessidades expectativas de suas comunidades nas próximas décadas”.

Primeiro lugar do ranking vai para a Islândia

  • Nota: A
  • Pontuação geral: 84,7

Entende-se, a partir disto, que a Islândia tem uma boa e consciente combinação de suas pensões entre os setores públicos e privados do país. Segundo o site da Comissão Europeia, na Islândia é necessário você ter vivido por no mínimo 40 anos, dos 16 aos 67  anos, para conseguir aproveitar os benefícios ao máximo por toda a velhice.

Os programas de pensão do país nórdico estão ligados à renda, o que quer dizer que o valor recebido pode diminuir caso você tenha outras fontes de renda, ou até ser cancelado se você ultrapassar o valor determinado para o recebimento do benefício.

TOP 10 dos países com os melhores sistemas previdenciários

  1. Islândia
  2. Holanda
  3. Dinamarca
  4. Israel
  5. Finlândia
  6. Austrália
  7. Noruega
  8. Suécia
  9. Cingapura
  10. Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte)

A Holanda (2º) terminou com nota A e pontuação geral de 84,6. Ainda de acordo com o site da Comissão Europeia, o sistema holandês é dividido em três pilares: a Lei Geral de Pensões de Velhice (AOW), a acumulação de pensões complementares através do empregador e as políticas de pensões individuais complementares.

Caso você more ou trabalhe na Holanda, vai ser segurado pela AOW, e ao atingir a idade legal para se aposentar, que é de 66 anos, passará a receber o valor das pensões.

Já a Dinamarca (3º) finaliza com nota A e pontuação geral 82. Lá é possível receber a aposentadoria de maneira antecipada, quando você estiver próximo (1 a 3 anos) da idade para se aposentar, entre 67 a 69 anos, segundo os dados da Comissão Europeia.

Fora da lista do top 10, os Estados Unidos (20º) terminaram com nota C+ e pontuação geral de 63,9. Portugal debutou na lista em 24º lugar, e o México recebeu destaque após as melhorias que vieram por conta das mudanças em seu sistema.

E finalmente o Brasil! Nosso país está na 31º posição, com a nota final C e recebendo em sua pontuação final a nota 55,8.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.