Pessoas que não receberam abono salarial em 2020 receberão em dobro neste ano
O pagamento em dobro vem de forma retroativa para compensar determinados cidadãos. Confira as datas dos pagamentos.
O abono salarial é um benefício concedido aos contribuintes do PIS, em caso de empresas privadas, ou Pasep, para servidores de órgãos públicos. No ano de 2020, algumas pessoas ficaram sem o benefício devido a um problema que ocorreu no pagamento do abono, e até hoje não receberam. Sendo assim, definiu-se que quem não recebeu o abono salarial em 2020 receberá em dobro em 2022.
Veja também: PIS/Pasep: dinheiro já está sendo pago a servidores
O que é o abono salarial PIS/Pasep?
Esse benefício corresponde ao pagamento de, no máximo, um salário mínimo para pessoas que trabalharam de forma remunerada por pelo menos 30 dias no ano-base. Além disso, também é necessário que a pessoa tenha recebido uma média de até dois salários mínimos por mês e que já esteja cadastrada no CNIS ou no Fundo de Participação do PIS/Pasep por no mínimo 5 anos.
No que tange aos valores recebidos, isso varia de acordo com o salário mínimo do ano em que o abono está sendo pago e com a quantidade de meses que a pessoa trabalhou. A conta é a seguinte: o valor a receber é igual ao salário mínimo dividido por doze e depois multiplicado pelo número de meses que o indivíduo trabalhou. Sendo assim, como o salário mínimo de 2022 é igual a R$ 1.212,00, para cada mês trabalhado você receberá R$ 101,00 de abono salarial.
Pessoas que não receberam o abono em 2020, receberão em 2022
As pessoas que ficaram sem receber o abono em 2020 podem ser pagas de maneira retroativa este ano. Isso quer dizer que esses cidadãos receberão o benefício em dobro neste ano.
Os pagamentos para pessoas cadastradas no PIS são feitos pela Caixa Econômica Federal e eles são realizados de acordo com o mês de nascimento. Com isso, os repasses iniciaram no mês de fevereiro para quem nasceu nos meses de janeiro, fevereiro, março, abril, maio e junho. Para os nascidos em outros meses, o pagamento se inicia ainda no mês de março.
Já quem tem cadastro no Pasep recebe o pagamento pelo Banco do Brasil, indo de acordo com o último dígito do seu número de inscrição. Sendo assim, para quem tem o último dígito entre 0 e 5, os pagamentos foram iniciados em fevereiro, sendo que os demais começarão ainda em março.
É importante lembrar que todos os pagamentos podem ser feitos até o dia 29 de dezembro e as datas acima correspondem apenas ao início deles.
Comentários estão fechados.