Confira todos os direitos para o trabalho noturno no INSS

Os trabalhadores que exercem suas atividades à noite possuem direito ao adicional noturno, e esse benefício faz uma grande diferença na aposentadoria.

Os trabalhadores que exercem suas atividades à noite possuem direito ao adicional noturno, e esse benefício faz uma grande diferença na aposentadoria. O advogado especialista em Previdência Social, Hilário Bocchi Junior, explica que esse aumento da remuneração auxilia no planejamento previdenciário futuro dos trabalhadores.

Segundo a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o trabalho noturno possui remuneração superior ao diurno em, pelo menos, 20% sobre a hora normal.

Como calcular?

A aposentadoria é calculada sobre os salários percebidos desde julho de 1994. Assim, os trabalhadores que exercem suas atividades no período noturno poderão ter percebido maiores remunerações, e isso impactaria na aposentadoria.

O trabalhador noturno tem direito à aposentadoria especial?

Apenas se exercer alguma atividade que lhe traga risco à saúde. Isso porque o trabalho noturno é danoso à saúde fisiologicamente, porém as situações que geram aposentadorias especiais estão relacionadas ao ambiente de trabalho.

Quais os direitos na Previdência de quem trabalha no horário noturno?

Nenhum, o adicional noturno apenas facilita o cálculo do valor do benefício.

Trabalho noturno reduz o tempo para aposentadoria?

A hora noturna já possui um tempo menor e conta como hora de serviço normal, portanto não diminui o tempo de aposentaria.

Qual horário é considerado trabalho noturno?

O horário da atividade noturna é das 22h às 5h. Vale destacar que a jornada noturna dos profissionais do jornalismo é singular, visto que eles não podem exceder cinco horas por dia.

O adicional noturno deve ser considerado nas férias?

Sim, baseado no artigo 142 da CLT: Os adicionais por trabalho extraordinário, noturno, insalubre ou perigoso serão computados no salário que servirá de base ao cálculo da remuneração das férias.

Quanto vale uma hora de trabalho noturno?

Conforme o artigo 73 da CLT, cada hora da atividade noturna é computada com 52 minutos e 30 segundos. Desta forma, o período trabalhado a mais é contabilizado para fins de hora extra.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More