Traumas de infância possuem ligação com uma vida adulta solitária
Profissionais da psicologia recomendam o uso de ferramentas psicoterápicas para processar o sofrimento da infância.
Por vezes, a vida adulta pode ser bastante complicada e solitária, de modo que os indivíduos perdem as esperanças e os motivos para continuar seguindo em frente. São muitas as causas que podem resultar nesse estado de tristeza, como, por exemplo, os traumas de infância. Segundo especialistas, o apoio dos pais e amigos na primeira fase da vida, bem como o cuidado com as emoções, são o segredo para uma vida adulta plena.
Leia mais: As palmadas podem causar depressão em crianças.
Trauma Relacional
Essa realidade de sofrimento e melancolia é, na verdade, um sintoma de um problema muito mais grave, que é o trauma relacional. Esse termo faz referência à dificuldade que muitos indivíduos desenvolvem quanto ao se relacionar com outras pessoas. No caso, esse seria o resultado de uma infância repleta de traumas e situações não processadas.
Entre os sintomas desse trauma, está a constante necessidade de outra pessoa para se sentir bem e o medo da solidão. Bem como sentimentos de autocondenação, o que envolve a repetição de momentos passados, aumento da culpa ou sentir-se inútil. Além disso, é comum que esses indivíduos se isolem por medo de incomodar os outros, tornando a vida social cada vez menos existente. Por fim, essas pessoas também conseguem compreender pouco aquilo que sentem e geralmente não sabem como agir.
Superando a Solidão
Antes de qualquer coisa, é importantíssimo que as pessoas que se encontram assim entendam que um diagnóstico não é, necessariamente, uma condenação para a própria vida. Pelo contrário, pode ser o começo para um planejamento a longo prazo que consiga reverter esses sintomas e gerar mais qualidade de vida. Portanto, o primeiro passo seria realmente assumir que existe um problema e buscar as alternativas reconhecidas para tratar os traumas.
Nesse caso, é impossível não falar da psicoterapia enquanto uma maravilhosa forma de autodescoberta e acolhimento de si mesmo. Com a ajuda de um bom profissional da psicologia você pode rever quais as áreas da sua vida te inquietam e elaborar estratégias para superar as limitações. Com o tempo, certamente o tratamento o fará se sentir mais confiante em si mesmo e mais seguro em se relacionar novamente.
Comentários estão fechados.