Travazap: novo vírus no WhatsApp está circulando e causando transtornos

Desta vez, o famigerado link está mais polido e dá a impressão de que não contém vírus, o que exige ainda mais atenção dos usuários do mensageiro.

Está circulando entre os usuários do WhatsApp para Android um novo link de ‘travazap’, que parece bem mais potente que seus antecessores.

Como o nome indica, o travazap é uma mensagem maliciosa que contém códigos de vírus e é destinada às conversas feitas via WhatsApp (em grupo ou individual).

Basta que o usuário clique no link e o seu WhatsApp trava, precisando, na maioria das vezes, ser desinstalado do dispositivo e reinstalado em seguida.

Veja também: Novo e SURPREENDENTE recurso será implantado no WhatsApp

De antemão, vale dizer que o famigerado travazap é um problema somente para os usuários do sistema operacional Android. Ou seja, quem usa iOS pode ficar despreocupado. Quem usa o aplicativo da Meta pela Web também está seguro — pelo menos até o momento desta publicação.

O travazap do momento

Quanto ao travazap que está circulando agora, trata-se de um link encurtado denominado “wa.me/settings”. Num primeiro olhar, o URL dá a impressão de que é um simples redirecionamento para a página de configurações do WhatsApp.

Entretanto, quando os usuários clicam na conversa onde está o tal link, o mensageiro entra em um loop “crashando”. Em outras palavras, um bug no sistema faz com que o programa fique travando até que chegue um momento que o aplicativo é reinicializado.

Ao entra novamente no WhatsApp, o usuário poderá acessar outras conversas sem problema. Porém, se clicar naquela que obrigou o seu dispositivo a ser reiniciado, o travamento se repetirá. Esse problema pode afetar usuários das versões comum e Business do WhatsApp.

Passo a passo para resolver o travamento

  1. Entre no WhatsApp Web;
  2. Caso não tenha seu celular logado, faça login e escaneio o código QR;
  3. Rola até a conversa que contém o URL;
  4. Exclua a mensagem.

Depois disto, é esperado que o travamento cesse, uma vez que a fonte do problema foi sanada.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.