Nova CNH: quem já possui a carteira precisa realizar a troca?
As dúvidas estão sendo frequentes quando o assunto é a nova CNH, por isso trouxemos mais informações sobre esse tema.
A CNH é a sigla para “Carteira Nacional de Habilitação”, ou seja, todos aqueles que desejam dirigir algum veículo, seja carro, moto, ônibus ou outros, devem estar devidamente habilitados com a carteira em mãos. No entanto, o novo modelo disponível está deixando algumas pessoas confusas, sem saber se é necessário realizar a troca da CNH, por isso trouxemos informações para guiar o habilitado.
Leia mais: CNH Social: Veja Como Tirar A Carteira De Habilitação Gratuitamente
A nova CNH
A nova versão da CNH, disponível em todo o país, está mais atualizada e com dispositivos de segurança. Além disso, o padrão internacional estabelecido permite uma impressão em três diferentes línguas. No entanto, algumas dúvidas estão sendo frequentes a respeito deste assunto:
Quem já possui a carteira precisa realizar a troca?
A substituição pelo novo modelo ocorrerá de forma gradativa, à medida em que os brasileiros precisarem renovar ou fazer uma nova via. Ou seja, não é necessário acelerar o processo e você não ficará irregular se permanecer com sua antiga versão que ainda não está vencida.
Preciso incluir uma nova categoria, e agora?
O processo continua o mesmo, qualquer alteração neste documento virá com a nova via. Ou seja, quando ele for atualizado com as inserções também será incluída a transição para o novo modelo estabelecido.
Qual o prazo de validade de uma CNH?
Isto depende de um fator importante: a idade do condutor do veículo, seja ela qual for. Com isso, veja abaixo a relação entre os anos de vida e a validade equivalente e não fique irregular:
- Dos 18 aos 49 anos de idade: validade de dez anos;
- Entre 50 e 69 anos de idade: validade de cinco anos;
- Mais de 70 anos de idade: validade apenas de três anos.
Desejo realizar a troca mesmo com a carteira dentro da validade, é possível?
A opção para quem deseja obter o novo modelo é válida, mesmo que esteja longe do vencimento. Para isso, é necessário realizar o pagamento das taxas de renovação, no Distrito Federal, por exemplo, o custo é de R$ 170, e para quem ainda não fez o recadastramento biométrico é adicionado R$ 44. É válido verificar os valores com o DETRAN do estado.
Comentários estão fechados.