Tudo o que você precisa saber para obter o novo RG Digital
Entenda como adquirir a Carteira de Identidade Nacional e suas inovações em segurança e inclusão.
A Carteira de Identidade Nacional (CIN) está revolucionando a maneira como nos identificamos. Projetada para substituir o tradicional RG, a CIN utiliza o CPF como um cadastro único, prometendo reforçar a segurança e combater fraudes no país.
Uma das principais mudanças é o uso do CPF e um QR Code para identificação eletrônica, tanto online quanto offline. Esta abordagem unifica os números de identificação, tornando o segundo (CPF) o único válido.
A validade das antigas carteiras de identidade foi estendida até 28 de fevereiro de 2032, dando cerca de uma década para que todos atualizem seus documentos.
Inovações de segurança e inclusão
Além disso, a CIN segue um padrão internacional com o código MRZ (Machine Readable Zone), permitindo seu uso como documento de viagem nos países do Mercosul, embora em outros territórios o passaporte ainda seja necessário.
A inclusão também é uma prioridade na CIN, pois ela não diferencia entre Nome e Nome Social e não inclui a designação de sexo, visando maior representatividade para a comunidade LGBTQIA+.
Para obter a CIN, os cidadãos devem comparecer a um órgão de identificação civil com certidão de nascimento ou casamento e um documento com CPF regularizado. Cada estado define seu processo de atendimento.
Imagem: Governo Federal/reprodução
A validade da CIN varia conforme a idade: cinco anos para crianças de zero a 12 anos incompletos, 10 anos para pessoas entre 12 e 60 anos incompletos e indeterminada para maiores de 60 anos.
Além da versão física, é possível obter a CIN digital através do aplicativo Gov.br após sua emissão pelo órgão de identificação civil. Utilizando tecnologia blockchain, a CIN sincroniza dados com a Receita Federal, garantindo imutabilidade e dificultando a falsificação de informações.
O RG atual continuará válido até fevereiro de 2032, mas é importante estar atento ao prazo para solicitar a nova CIN, especialmente considerando sua validade que varia de acordo com a idade. A CIN promete inovação, segurança e maior inclusão na identificação pessoal.
Comentários estão fechados.