Tudo tem limite! Harvard diz quantias certas de comer frutas e vegetais por dia
Saiba o que diz um estudo de Harvard sobre as quantidades ideais de consumo diário de frutas e vegetais. Entenda detalhes da pesquisa.
Que as frutas e os vegetais são essenciais para ditar uma alimentação balanceada, não é novidade para ninguém. Mesmo assim, sempre há algo novo a ser aprendido sobre o tema para termos uma orientação ainda mais precisa sobre o consumo adequado.
Veja também: Brasileiros comem este alimento todo dia, mas Harvard diz que pode fazer mal
Nesse sentido, um estudo de Harvard, composto por pesquisadores da Escola de Saúde Pública Harvard TH Chan, e divulgado pela Associação Americana de Saúde, parece dar conselhos valiosos.
O que diz o estudo de Harvard sobre o consumo diário de frutas?
Segundo o estudo, para que possamos ter uma vida mais longeva, o ideal é que consumimos duas porções de frutas e três porções de vegetais todos os dias. Sobretudo, essa quantidade garante uma atuação maior na prevenção de doenças crônicas graves.
Para chegar nessa relação entre o consumo de frutas e vegetais e longevidade, os pesquisadores analisaram dados de mais de 100 mil adultos de 1984 a 2014. Durante este período, os especialistas usaram questionários de frequência alimentar a cada dois ou quatro anos. Ademais, foram também reunidas informações de outros 26 estudos sobre o consumo de frutas e vegetais, destaca o portal Metrópoles.
Ainda consoante o estudo, curiosamente o hábito de consumir mais de cinco porções diárias de frutas e vegetais não foi associado a benefícios adicionais à saúde.
Por fim, para finalizar a questão do estudo, a pesquisa também aponta que algumas frutas e vegetais como folhas verdes, folhas cítricas e frutas vermelhas são ainda mais benéficas para a saúde. Foram citados vegetais crucíferos como o brócolis e a couve-de-bruxelas. Paralelamente, alimentos ricos em betacaroteno também foram destacados.
Vale destacar que o betacaroteno é um pigmento natural existente em legumes, frutas e verduras. Alguns exemplos de alimentos são: cenoura, rúcula, beterraba, mamão, manga, batata-doce, etc.
Procure um nutricionista para verificar sua situação
Estar alinhado com as últimas notícias do campo da alimentação é essencial para que você entenda ainda mais sobre o que está sendo consumido em casa. Para maximizar os seus resultados, é essencial ser acompanhado por pessoas que conhecem ainda mais do assunto. Assim, recomenda-se uma consulta ao nutricionista. Reservadamente, ele lhe dará um plano alimentar que respeite o seu desejo, seja ele de ganhar ou perder massa.
* Com informações de Metrópoles
Comentários estão fechados.