Você já imaginou que um hematoma pode ser um tumor raro? Pois isso foi o que aconteceu com esta mulher

Paciente de 30 anos afirma que, como o hematoma não reduziu com o passar dos dias, ela buscou ajuda médica.

Uma mulher de 30 anos foi surpreendida de maneira inesperada quando torceu o punho após uma aula de acroyoga. Em sua mão surgiu um hematoma de aparência esverdeada que não reduziu, mesmo após repouso absoluto e uso constante de gelo. Foi quando ela buscou ajuda médica e descobriu que o hematoma, na verdade, se tratava de um tumor raro.

Torção seguida de tumor raro com crescimento lento

O caso médico curioso foi relatado na revista JAMA Dermatology e chamou atenção dos médicos por se tratar de uma mulher saudável que, mesmo sem histórico familiar de hemorragias internas, não conseguia reduzir o hematoma presente na mão.

Ao procurar ajuda médica após dois anos desde a torção, foram realizados exames de ressonância magnética para identificar o que poderia estar ocasionando a lesão, que se encontra na figura abaixo:

Tumor raro

Fonte: JAMA Network

O hematoma foi definido como uma placa endurecida e mal definida de aspecto azul-esverdeado. Somente com a ressonância magnética que a lesão foi identificada como uma porção de massa localizada na parte de baixo da pele da mão da paciente.

O tamanho do tumor raro na mão da mulher de 30 anos tinha as seguintes dimensões: 1,6 cm x 0,5 cm x 2,9 cm e é conhecido como tumor lipomatoso fibro-histiocítico hemossiderótico (TLFH).

Esse tumor, considerado uma neoplasia rara, normalmente surge na região do tornozelo ou dos pés. Porém, pode ser que haja até 10% de chance de aparecer na região das mãos ou do pulso, como foi o caso da paciente.

O tumor raro só apareceu na literatura científica nos anos 2000 e, segundo os médicos, ele se forma a partir de uma reação secundária. Ou seja, há o desenvolvimento de um processo inflamatório que acontece depois de alguma lesão.

No entanto, por se tratar de um tumor raro e recente, os pesquisadores afirmam que mais pesquisas devem ser feitas para conseguir detectar o que desencadeia a formação desse tumor.

Primeiros sintomas de câncer

O aparecimento de tumores pode provocar sintomas que, em geral, são ignorados por futuros pacientes de oncologia. Assim, caso você identifique inchaços anormais em certas regiões, hematomas frequentes não resolvidos com auxílio de gelo e cansaço excessivo, procure ajuda médica.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.