Uketamo: conheça a filosofia japonesa que pode ajudá-lo a vencer os dilemas da vida
Aprenda a ter mais leveza e autoaceitação com esse conceito oriental ancestral.
Em suas trajetórias de vida, muitas pessoas se deparam, em algum momento, com uma sensação de insatisfação intensa e invasiva.
Nesses momentos, a maioria de nós tende a planejar mudanças e melhorias, a fim de alcançar uma conformidade com um status ideal que foi idealizado.
Dada a complexidade da existência humana, vários fatores podem provocar esse sentimento, como aparência física, ocupação/profissão, relacionamentos, status financeiro, etc.
Porém, se por um lado ter um senso de mudança e melhoria ajustado é algo benéfico, viver insatisfeito e querendo controlar tudo à sua volta é extremamente nocivo à saúde mental.
É nessa seara que entra a filosofia Uketamo, um conceito de modo de vida japonês baseado justamente na análise, degustação e aceitação de coisas que simplesmente não podem ser mudadas em nossas vidas.
Segundo os expositores dessa filosofia, sofrer por aquilo que não podemos mudar e/ou controlar é uma forma de tortura psicológica a qual não devemos nos submeter.
Como colocar o Uketamo em prática?
(Imagem: divulgação)
Em tradução livre, o termo Uketamo quer dizer “receber” ou “aceitar”. Noutras palavras, essa filosofia ensina as pessoas a terem um coração aberto, grato e despido de resistências desnecessárias.
Outro sinônimo do Uketamo é o conceito de impermanência, que é basicamente o entendimento de que na vida tudo passa, tanto as coisas boas quanto as ruins. Ou seja, não vale a pena se desgastar por uma situação que invariavelmente vai se modificar com o tempo.
Associado a isso, o Uketamo ensina que devemos ser pacientes e, em algumas situações, apenas sentar, observar e esperar que tudo vá para o lugar certo.
Em entrevista concedida ao portal indianexpress.com, o clínico geral do Hospital Cygnus Laxmi, Dr. Sanjay Singh, explicou que a chave para o desenvolvimento do Uketamo é a meditação e a conexão profunda com a realidade.
Ademais, Dr. Singh aconselha as pessoas a treinarem suas mentes para focar no agora, sem preocupações sobre o futuro e se despindo de arrependimentos pelo passado.
Segundo ele, é necessário observar aquilo que está dentro do nosso controle e deixar de lado aquilo que não está.
“Desenvolva a resiliência construindo estratégias de enfrentamento, promovendo uma mentalidade positiva e mantendo um estilo de vida saudável”, completa.
Por fim, também vale citar que o Uketamo incentiva as pessoas a encarar as dificuldades e desafios da vida como rotas de aprendizado, onde é possível crescer e fazer alianças com pessoas próximas dispostas a ajudar.
Comentários estão fechados.