Qual o significado de ubuntu? – O que é, filosofia e tecnologia Linux

O termo Ubuntu possui significados dentro da filosofia africana e na tecnologia entre sistemas operacionais. Saiba o que é e conheça seus significados.

0

O termo Ubuntu pode significar dois conceitos de áreas diferentes, um como parte da filosofia africana e outro que acabou por sofrer influências desta primeira e passou a ter significado dentro da tecnologia.

O que é Ubuntu como filosofia

Este é um termo originário da região Sul Africana, nativo da língua Zulu. Além disso, a palavra possui diversos significados humanísticos.

Atribui-se como significado mais popular a tradução “humanidade”, podendo ser traduzido como “humanidade para os outros” ou “sou o que sou pelo que nós somos”.

Dessa forma, essa palavra faz parte de uma filosofia humanista, ética e ideológica.

Assim, por traz do conceito e traduções da palavra ubuntu, tem-se alguns significados humanísticos como solidariedade, a cooperação, o respeito, o acolhimento, a generosidade, entre outros.

Além disso, esse termo se tornou muito conhecido fora das fronteiras africanas quando Nelson Mandela falou sobre o Ubuntu em um discurso, atribuindo seu significado a necessidade de prestar um serviço à comunidade ao lado do desenvolvimento e progresso individual.

Somado a isso, essa expressão marcou esse período da história, porque foi bastante utilizada após décadas de segregação racial. Com isso, Ubuntu se tornou também sinônimo de busca pela igualdade universal, respeito aos direitos humanos, valores e diferenças.

A partir disso, a empresa Canonical, criadora dos sistemas Linux, atribui esse nome a uma das distribuições.

O que é Ubuntu como tecnologia

Ubuntu Linux

O termo Ubuntu é utilizado para denominar uma das distribuições ou distro Linux utilizadas como sistema operacional. Dentro das distribuições Linux, o Ubuntu é a distro mais utilizadas pelos usuários.

Os criadores da Linux escolheram esse nome pois produz uma coerência com o objetivo da criação dos serviços Linux na sociedade, visto que o núcleo Linux oferece as distribuições que operam com código aberto baseado nas normas de software livre.

Além disso, o projeto oferece uma ideologia congruente ao termo ubuntu nas filosofia africana, de forma que destaca o espírito de ajuda mútua entre os colaboradores. Assim, o produto pode ser compartilhado por qualquer pessoa, instalado gratuitamente.

Assim, o objetivo da distribuição Ubuntu da Linux é realizar aplicações como um sistema simples de se utilizar e indicado para fim cotidianos pessoais e profissionais, voltado a comunidade.

Veja também: Você sabe qual é o significado da palavra bug?

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.