Um novo pente-fino foi liberado para verificar beneficiários do Auxílio Brasil
Outro pente-fino será feito nos benefícios do Auxílio Brasil em breve. Quem não estiver sob as regras do programa deixará de receber o valor.
Mais um pente-fino nos benefícios do Auxílio Brasil está previsto. Também serão incluídas, ainda a partir deste mês, mais algumas categorias de beneficiários na revisão. Esta atividade está sendo chamada de focalização, pois o processo deve cortar benefícios das famílias onde as rendas sejam superiores ao limite que foram estabelecidos.
Leia mais: Auxílio Brasil: 500 mil novas unidades de cartões serão entregues
Para poder receber os valores do Auxílio Brasil, os brasileiros precisam ser considerados como pessoas em situação de pobreza ou extrema pobreza, pois têm uma renda familiar por indivíduo de no máximo R$ 210 mensais.
Quem está incluso na regra de emancipação, que seria quando algum membro consegue um emprego e a renda familiar fica maior, precisa que a renda por pessoa seja de até R$ 525 ao mês.
Pente-fino terá início em setembro
A decisão passou a ter validade no começo deste mês, logo após a publicação de instrução normativa no Diário Oficial da União. Conforme o que foi divulgado, três novas categorias estarão fazendo parte desta revisão, pois foram chamados pelo Ministério da Cidadania de categorias quatro, cinco e seis.
Esse processo de focalização foi definido por meio de uma portaria publicada no mês de fevereiro, também com normas para poder ser verificado – de forma periódica – as informações das famílias que são elegíveis e também beneficiárias do Auxílio Brasil que têm registro no CadÚnico.
Quem não estiver encaixado nestas regras irá parar de receber o valor.
Ainda sobre o mesmo assunto, a categoria quatro abarca as famílias que já passaram pelo processo do pente-fino no primeiro semestre deste ano e que não tinham mais direito de receber o benefício, porém voltaram a fazer parte do CadÚnico. Entre elas, nós podemos encontrar cidadãos que já recebem algum benefício do governo, seja previdenciário ou assistencial, como aposentadoria ou Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Os contemplados terão essa renda cancelada.
Atualização de cadastro
Já as famílias que são inclusas na categoria cinco precisam atualizar os seus cadastros ainda neste mês de setembro, senão elas também terão os benefícios bloqueados. De forma temporária em um primeiro momento. Cerca de dois meses. No entanto também podem ser cancelados a partir do mês de dezembro.
Na categoria seis já é possível encontrar famílias com dados inconsistentes e falhas no CadÚnico, ou seja, foi constatado a falta de atualização dos documentos. Para estes casos, estas pessoas terão sua reavaliação feita mensalmente e só retornarão para o cadastro no momento em que a pendência for resolvida.
Vale destacar que o pente-fino também está incluindo o pagamento para o auxílio-gás.
Comentários estão fechados.