Uma nova perspectiva: Nasa divulga imagens 3D de galáxias distantes
Vídeo mostra detalhes de galáxias que ficam a até 200 milhões de anos-luz da Terra. Confira-as na íntegra!
Já imaginou como são as outras galáxias que estão espalhadas pelo espaço sideral? São milhares! E ficam muito distantes de nós… Ou quase!
Na última segunda-feira, 10 de julho, a NASA divulgou um vídeo que mostra cerca de 5 mil galáxias com imagens captadas pelo telescópio James Webb. As imagens são parte da pesquisa Cosmic Evolution Early Release Science (Ceers).
Supertelescópio James Webb faz jus ao nome
Um dos detalhes que chamam a atenção no vídeo – além, claro, da quantidade de galáxias – é o fato de que as imagens estão em três dimensões. Isso mostra a potência do supertelescópio.
Isso mostra que a máquina é capaz de fazer observações muito profundas do universo.
Pegue carona nessa cauda de cometa
O vídeo é um trajeto até a Galáxia de Maisie, uma das primeiras brilhantes do Universo e que fica a 200 milhões de anos-luz da Terra. Acredite, é muito chão (ou melhor, muito vácuo) para percorrer.
A cada segundo das imagens, você pode perceber que a aparência das galáxias vai mudando. Isso tem uma explicação: as galáxias que estão mais distantes de nós são de épocas muito distantes e, possivelmente, menos desenvolvidas do que a nossa.
Estima-se que a Maisie tenha se formado há 390 bilhões de anos depois da explosão do Big Bang. Ou seja, há mais ou menos 13,4 bilhões de anos.
Imagino que você deva estar fazendo careta ao tentar colocar este tanto de números em algo palpável. Mas pode seguir com a leitura, não há como mensurar uma passagem temporal tão grande.
Por quê a galáxia de Maisie é tão importante?
Porque é uma das primeiras galáxias brilhantes e muito distantes observadas pelo Telescópio James Webb.
“Não poderíamos estudar galáxias como a de Maisie antes, porque não poderíamos vê-las. Agora, não só somos capazes de encontrá-las em nossas imagens, como também podemos descobrir de que são feitas e se diferenciam das galáxias que vemos por perto”, pontuou Rebecca Larson, do Rochester Institute of Technology, em Rochester, Nova York, nos EUA.
Assista ao vídeo feito pelo telescópio James Webb das 5 mil galáxias
Chega de termos e números, e vamos às imagens. Mas, antes, uma informação importante: embora o vídeo só mostre 5 mil galáxias, estima-se que este espaço mostrado tenha cerca de 100 mil galáxias. Agora vamos:
Comentários estão fechados.