Unilever testa novo jeito de trabalhar com três dias na semana!

Quer trabalhar menos? Ter mais tempo para a família, estudos e atividade física? Conheça a nova forma de trabalhar com três dias na semana e folga às sextas que já está em teste na Unilever Brasil.

Como saída para diminuir o estresse causado por muito tempo dedicado ao trabalho, as diretoras Carolina Mazziero  e Liana Feracotta, colaboradoras da Unilever, propuseram para a superior a ideia de compartilharem a mesma função na direção de RH. A prática de compartilhamento de cargos está se tornando cada vez mais comum no mundo empresarial e é conhecida como job sharing

A sugestão das duas diretoras foi bem aceita e está em fase de testes há pouco mais de 15 dias na empresa. Funciona assim:

Carolina vai à empresa nas segundas, terças e quartas. Enquanto Liana ficou com as terças, quartas e quintas. Os horários não são fixos e as duas tem folga às sextas-feiras!  

Carolina explica que optaram por não estar na empresa de sexta porque nesse dia a maioria dos funcionários faz home office. Porém, as duas ficam no escritório terça e quarta-feira juntas porque, no primeiro momento da prática, acharam importante que tenham momentos de interface para deixar o processo mais claro para os outros funcionários.

Pontos positivos do Job Sharing

Diretoras de RH da Unilever,  Carolina e Liana. Foto: Reprodução Unilever

De acordo com as duas diretoras, com a carga horária reduzida em 40%, elas podem passar mais tempo com os filhos, fazer cursos novos e aumentar a qualidade de vida.

“Tem um benefício pessoal muito grande em compartilhar um cargo. Consigo levar meus filhos para a escola, ler artigos, estudar, ouvir podcasts. Isso é muito importante para um profissional em um mundo ágil como o que estamos vivendo”, disse Liana.

o job sharing também traz bons resultados para a empresa como redução da planilha de gastos, pois o salário do funcionário é menor no regime, e a atração de novos talentos, uma vez que flexibilidade no trabalho tem se tornado cada vez mais um aspecto chamativo e positivo para a escolha do lugar onde se vai trabalhar.

Melhorar a qualidade de vida também pode aumentar a produtividade dos funcionários da companhia e a imagem de positividade que os consumidores têm dela no mercado.

Se desconectar mentalmente e WhatsApp como amigo fiel

Nenhuma das diretoras vê pontos negativos na mudança de rotina. Segundo as diretoras as únicas dificuldades é descobrir como manter a disciplina, como desconectar totalmente nos períodos de descanso e se organizar de maneira efetiva, rápida e compartilhada.

“O mundo corporativo gira cinco dias por semana e nós estamos girando somente três. Não é fácil se desconectar do e-mail, do celular, ou até mentalmente. Esse é o principal desafio no momento”, afirmou Liana.

Para resolver o impasse da organização, Liana e Carolina se reúnem toda terça-feira às 8h da manhã para discutir as missões e as atividades semanais que ambas precisam desempenhar. Nos outros dois dias, o WhatsApp é um amigo fiel para compartilhar (além do cargo) novidades e problemas que o dia a dia corporativo trazem.

Samsung e Chipotle já utilizam o Job Sharing

É mais comum encontrar CEOs compartilhando a tarefa de liderar companhias, que é o que acontece na Chipotle, cadeia de restaurantes dos EUA, do mercado Whole Foods, com o Deutsche Bank, e também com a Samsung, onde três presidentes dividem o cargo.

A iniciativa na Unilever, mesmo em caráter experimental, torna a nova forma de trabalhar uma realidade mais próxima do mercado brasileiro e, quem sabe, mais empresas possam aderir ao job sharing.

(Fonte: Exame)

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.