Usuários reclamam de falhas de privacidade na Roda do Twitter
O recurso, que foi criado para restringir o acesso a publicações, estaria notificando usuários não adicionados à lista especial.
O recurso “Roda do Twitter” surgiu com a proposta de realizar publicações restritas, permitindo que apenas contatos selecionados pelos criadores das publicações tivessem acesso às mesmas.
No entanto, a segurança dessa funcionalidade está sendo questionada por alguns usuários que relatam o vazamento de publicações para pessoas não adicionadas às suas rodas pessoais. Os comentários sobre esse assunto começaram a circular no último final de semana.
Em testes realizados pelos reclamantes, é possível observar como as publicações estão sendo exibidas até para não seguidores dos usuários, possibilitando que visualizem o conteúdo, curtam e até mesmo respondam às postagens.
Os usuários também relatam que observaram a possibilidade de captura de tela do conteúdo “vazado”, o que gera compartilhamentos e amplia ainda mais o alcance das mensagens que deveriam ser privadas.
Problema comprovado por testes
Num dos testes realizados, um usuário esvaziou a lista da sua Roda do Twitter, o que, na teoria, deveria impedir que qualquer pessoa visualizasse as publicações realizadas. Porém, mesmo assim usuários alheios à lista puderam ter acesso às publicações.
Nesse e em outros testes, foi possível observar um pequeno número de curtidas em uma postagem que deveria ser restrita, indicando que ela estava sendo entregue a outras pessoas.
Em outra ocasião de teste, a lista de usuários autorizados a acessar a Roda permaneceu intacta. Contudo, foram registradas quatro curtidas de contas que não faziam parte da referida lista.
Esses casos sugerem que o algoritmo do Twitter está recomendando até mesmo publicações que deveriam ser restritas, e não apenas a usuários não presentes em algumas listas da Roda do Twitter, mas também alguns que não estavam entre os contatos dos criadores dessas listas.
Segundo especialistas e usuários mais atentos, as mudanças no algoritmo do Twitter se deram após o aumento na relevância das postagens feitas por usuários que pagam pelo serviço Twitter Blue, o “selo azul” da plataforma.
Alguns usuários tentaram acionar a rede social de Elon Musk buscando mais informações sobre a falha apresentada, mas, até o fechamento desta matéria, não informaram sucesso.
Comentários estão fechados.