Vacina da Moderna, que será capaz de prevenir o câncer, está indo para a última fase de testes
No ano de 2023, os resultados podem ser totalmente positivos: a vacina contra o câncer poderá ser aprovada o quanto antes!
A segunda fase de testes para a vacina mRNA chegará na segunda fase das testagens no próximo ano. Após essa etapa, conforme orientam as farmacêuticas MSD e Moderna, a vacina seguirá para a terceira testagem clínica antes de ser aprovada. O nome científico da vacina é Mrna-4157/v940, e utiliza a mesma tecnologia que foi aplicada no imunizante contra a Covid-19.
Leia mais: Notícias falsas contribuíram para que os números da vacinação infantil caíssem
Recentemente, na última fase que agregou ao estudo, os especialistas fizeram o teste da vacina mRNA junto ao anticorpo monoclonal Keytruda em pacientes que estava em tratamento de câncer de pele (melanoma). Cerca de 157 pessoas participaram como voluntárias do estudo.
Resultado do último teste
As empresas farmacêuticas disseram que a vacina junto ao anticorpo amenizou o risco de uma pessoa desenvolver novamente a mesma doença. Até o momento, os dados da segunda fase do estudo ainda não foram divulgados para nenhuma revista científica.
Como a vacina vai funcionar?
Como uma preparação à imunidade, as vacinas mRNA carregam a molécula que vai conduzir as células a produzirem proteínas no organismo. Essas proteínas serão recebidas pelo sistema imunológico, e é por meio delas que o corpo passará a reconhecer a doença e irá impedir que se desenvolva.
Além disso, a vacina tem utilizado a mesma tecnologia que promoveu a vacina contra a Covid-19, conforme indicou Stéphane Bancel, diretor-geral da Moderna.
“O uso do mRNA foi transformador para [a imunização contra] a Covid-19, e agora, pela primeira vez, demonstramos o potencial para o mRNA ter um impacto nos resultados de um ensaio clínico em melanoma”.
Caso os testes sejam aprovados, a vacina servirá para conter outros casos de oncologia.
“O Brasil é o segundo país no mundo com o maior índice de câncer de pele, e a combinação de conhecimento entre as duas empresas combinando a vacina mRNA com imunoterapia é uma inovação que pode ajudar a trazer grandes benefícios aos pacientes brasileiros”, apontou Marcia Abadi, diretora médica da MSD Brasil.
A última fase de teste tem data marcada?
Os resultados das testagens feitas até o momento mostraram pontos positivos da vacina contra o câncer. Espera-se que até 2023 as três fases principais para a aprovação da vacina já estejam concluídas.
Contudo, antes da terceira fase, será preciso que a Food and Drug Administration (FDA) libere o aval nos EUA ou a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) libere no Brasil.
Comentários estão fechados.