Organelas – Vacúolos

Você sabe para que os vacúolos servem?


O que são vacúolos? Os vacúolos são organelas características das células vegetais.

Entretanto, apesar de serem considerados uma organela vegetal, eles também podem estar presentes em outros seres vivos como estruturas que auxiliam algum processo metabólico.

Eles chegam a ocupar até 90% do espaço celular.

Quando meristemáticas, normalmente as células possuem muitos pequenos vacúolos que posteriormente se fundem e formam um só na célula diferenciada.

Os vacúolos são responsáveis por muitos processos metabólicos das células, podendo variar entre os tipos de célula e estágio de desenvolvimento.

Desempenham papel importante no controle osmótico, garantindo ou não a turgidez da célula.

Também é importante para a reserva de substâncias e pigmentos, além de ser o responsável pela autofagia celular (degradação da própria célula).

Tipos de vacúolos e suas funções

  • Vacúolos de armazenamento ou suco celular

Também chamados vacúolos de armazenamento, são os vacúolos mais comuns, eles tem em seu interior uma solução aquosa composta de várias substâncias, podendo ser: açúcares, proteínas, compostos fenólicos, pigmentos e sais. Essa solução é chamada de suco celular.

Além de armazenar substâncias essas vacúolos também fazem o controle osmótico, manutenção do pH celular, pigmentação da planta, defesa contra herbivoria e patógenos, e também promovem a autofagia.

Vacúolo de Armazenamento - Epiderme de Tradescantia sp. contendo células totalmente ocupadas pelo vacúolo que contém pigmento rosa. (Imagem de Denisele Flores produzida no Laboratório de Anatomia Vegetal da UNICAMP)
Vacúolo de armazenamento – Epiderme de Tradescantia sp. contendo células totalmente ocupadas pelo vacúolo que contém pigmento rosa. (Imagem de Denisele Flores produzida no Laboratório de Anatomia Vegetal da UNICAMP)
  • Vacúolos digestivos

Esses vacúolos são os responsáveis pela digestão intracelular, são o resultado da união de um fagossomo com um lisossomo, ou seja, ele não acontece em plantas já que elas não têm lisossomos.

Surgem a partir de uma endocitose, ou seja, ele é um vacúolo que contém algum tipo de alimento em seu interior e a digestão é realizada por meio de enzimas. 

Eles estão presentes em protozoários e animais, os macrófagos dos humanos são um exemplo de vacúolo digestivo.

As amebas também realizam digestão intracelular por meio deles.

Vacúolo digestivo - ameba fagocitando
Vacúolo digestivo – Ameba fagocitando
  • Vacúolos contráteis

Assim como os vacúolos digestivos, os vacúolos contráteis apesar de ter esse nome, não ocorrem em plantas.

Eles estão presentes em organismos simples como poríferos e protozoários, controlam a entrada e saída de água através da osmose.

Os vacúolos contráteis também podem auxiliar na locomoção de alguns seres vivos através da expulsão da água de dentro do seu corpo, além de fazer também o armazenamento de substâncias.

Ameba com Vacúolos
Ameba com Vacúolos

Veja também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More