Vale e os primeiros caminhões elétricos do mundo para transporte de minérios
Projeto tem como principal objetivo estar cada vez mais próximo da emissão de gás carbônico zero, conforme as metas da empresa.
Os primeiros caminhões 100% elétricos com a finalidade de uso para transporte interno, em minas no país e na Indonésia, estão sendo testados pela Vale. O anúncio da novidade foi feito pela empresa na última quinta-feira, 18. Esse projeto tem como principal objetivo estar cada vez mais próximo da emissão de gás carbônico zero, conforme as metas da empresa.
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No anúncio, conseguimos ver que foram comprados dois veículos, cuja capacidade de carga seria de 72 toneladas cada um, da fabricante chinesa XCMG Construction Machinery, uma empresa secundária da Xuzhou Construction Machinery Group. As primeiras operações realizadas já mostraram redução nos custos se comparados com os veículos movidos a diesel da empresa.
Já na Indonésia, em uma pequena cidade mineradora chamada Sorowako, estes testes com o caminhão elétrico no transporte de níquel tiveram início há cerca de duas semanas, lembrando que este foi o primeiro veículo recebido pela mineradora. Nesta semana, o Brasil deve receber o segundo veículo, que estará transportando minério de ferro na mina de Água Limpa, em Minas Gerais.
Essa operação que está sendo realizada pela Vale, que afirma ser a primeira empresa no mundo a utilizar esta categoria de caminhões elétricos entre todas as mineradoras, está fazendo parte de um programa chamado PowerShift, onde o objetivo é que sejam substituídos todos os combustíveis fósseis por combustíveis de fontes limpas.
Os caminhões gigantes a diesel que operam nas minas da empresa chegam a representar cerca de 9% do total das emissões de nível 1 e 2 em todo o mundo, conforme informação da própria Vale.
A mineradora tem se esforçado bastante para cumprir as metas das estratégias feitas, em que o objetivo é zerar as emissões líquidas diretas e indiretas até o ano de 2050. Uma delas é a eletrificação de equipamentos usados nas operações. Para que isso seja possível, a estimativa de investimento fica em torno de 4 a 6 bilhões de dólares.
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