Vale-gás: Posso usar dois vales de uma só vez?
Será que é possível acumular dois benefícios de vale-gás e usá-los de vez? Em algumas situações, isso é permitido. Entenda!
Nesta semana, o Governo Federal está realizando os pagamentos do vale-gás nacional. Segundo informações oficiais, o benefício em questão, só neste mês de janeiro, está auxiliando cerca de 5,4 milhões de cidadãos cadastrados. O calendário oficial do programa é o mesmo do Auxílio Brasil, sendo que as datas de pagamento são definidas de acordo com o final do Número de Inscrição Social (NIS). Acompanhe a leitura e confira se é possível usar dois vale-gás de uma vez.
Leia mais: Saiu o calendário do lucro do FGTS 2022; Confira as datas
O Governo Federal ressaltou ainda que boa parte da população que está sendo contemplada pelo vale-gás nacional também está recebendo o Auxílio Brasil. Com isso, para muitos, o teto de recebimento do benefício é de R$ 452, somando os dois programas sociais.
Como funciona?
Ademais, é possível utilizar o vale-gás nacional juntamente com outro auxílio que também ajuda na compra do botijão? Bem, conforme informações oficiais, a resposta é sim. Como consta na lei, o Governo Federal não proíbe o acúmulo destes benefícios.
Todavia, é necessário ter atenção a um detalhe, pois aqui falamos da utilização de um auxílio de cunho federal com outro programa de cunho estadual, uma vez que muitos governos locais também oferecem suas próprias versões do vale-gás. Portanto, se atente a isto!
Logo, é possível acumular dois valores quando são de esferas diferentes. O que não pode acontecer é acumular dois programas de cunho federal ao mesmo tempo. Isso porque o cidadão vai receber o benefício correspondente ao seu CPF inscrito no CadÚnico. Além disso, apenas uma pessoa por família tem acesso à quantia.
Vale-gás em janeiro
Conforme o Ministério da Cidadania, o Governo Federal está disponibilizando o vale-gás desde o último mês do ano passado. Porém, os repasses aconteceram apenas para aqueles que residem nas regiões que sofreram com as fortes chuvas nos estados da Bahia e Minas Gerais.
Portanto, em janeiro, os pagamentos já foram feitos para a grande maioria dos beneficiários do auxílio. Como dito, o programa contemplará neste mês cerca de 5,4 milhões de pessoas.
A expectativa é que esse número cresça no decorrer dos próximos meses. Segundo o Ministério da Cidadania, o plano é que, em setembro de 2023, o número de cidadãos usuários do vale-gás seja igual ao número dos que utilizam o Auxílio Brasil.
Comentários estão fechados.