Saiu o calendário do lucro do FGTS 2022; Confira as datas

Saque estará disponível no segundo semestre de 2022 para casos específicos, como trabalhadores demitidos sem justa causa.

Entende-se como lucro do FGTS um rendimento que é calculado de acordo com a taxa de juros nacional para todos os trabalhadores com contas no FGTS. Isso porque, durante o tempo em que o dinheiro não está sendo utilizado pelo titular, o governo usa essa quantia para realizar obras públicas.

Portanto, se trata de uma dinâmica semelhante à de um empréstimo dentro de uma empresa privada, ou de uma conta poupança. Desse modo, o lucro é, na verdade, o pagamento da correção dos juros aos trabalhadores.

Leia mais: Passo a passo para consultar o FGTS pelo aplicativo de celular.

No entanto, para que sejam realizados os saques dessa quantia de lucro, é necessário se atentar aos casos em que a retirada é liberada. Afinal de contas, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço deve servir como uma reserva de valor para casos especiais.

Quem tem direito?

Têm direito à parcela de lucro os trabalhadores de carteira assinada que tiveram saldo disponível nas contas do FGTS em 31 de dezembro de 2021. Semelhantemente, a correção dos valores acontece sempre nessa data, e é aplicada a qualquer valor.

Assim, mesmo que a quantia disponível na conta nessa data tenha sido de R$ 1, o trabalhador terá esse valor corrigido segundo a taxa de juros. Porém, claramente, quanto maior tiver sido a quantia disponível nessa data, maior será o lucro.

Entretanto, mesmo que todos tenham direito a esse valor, o saque do FGTS não está sempre disponível. Ou seja, conforme o determinado por legislação, o saque só pode acontecer quando estiver de acordo com as seguintes condições:

  • O trabalhador estar há três anos sem emprego com carteira assinada;
  • Fim de contrato temporário;
  • Para realização de compra de casa própria;
  • Demissão sem justa causa.

Saque lucro FGTS 2022

De acordo com a Lei 13.446/17, responsável por reger a correção do FGTS, existe um prazo máximo para o pagamento desse valor. Esse prazo vai até o dia 31 de agosto do ano que sucede o ano da correção, nesse caso, o saque de 2022 é referente às correções de 2021.

Por isso, o pagamento do lucro do FGTS acontecerá em agosto, em datas que vão do dia 1º ao dia 31. Portanto, fique atento quando este mês chegar e, se estiver dentro das condições apresentadas, faça o saque.

E não se esqueça de enviar essa notícia para os amigos e familiares, nos ajudando a sempre compartilhar informações relevantes!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More