Conheça os 7 tipos de dinheiro esquecido que podem ser recuperados por meio do Valores a Receber

Pessoas que encerraram contas sem fazer o devido saque da quantia disponível no banco podem recuperar esse dinheiro, mas há outros casos.

Desde o anúncio da ferramenta Valores a Receber, os brasileiros estão interessados em saber se existe algum dinheiro esquecido por eles nos bancos. E há grandes chances, pois segundo o Banco Central, existem mais de R$ 8 bilhões para serem devolvidos só na primeira etapa. No caso, essas quantias são referentes a valores que ficaram retidos nos bancos por diversos motivos. Dessa forma, o BC busca reaver o dinheiro aos seus devidos donos em pelo menos três etapas para casos diferentes, confira!

Leia mais: Valores a receber no BC: Saiba como ter conta gov.br nível ouro ou prata.

Quem resgata o dinheiro na primeira fase?

Recebem a quantia na primeira fase de liberação os brasileiros que tenham valores referentes a contas encerradas sem o devido saque. Além de casos de tarifas pagas que eram cobranças indevidas, bem como parcelas ou obrigações de crédito, também com cobrança indevida. Ainda entram nesta fase as cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários de cooperativas de crédito, ou recursos de consórcios encerrados.

Sendo assim, para consultar e fazer o saque mediante esses casos, você deve acessar a plataforma Valores a Receber e informar os documentos solicitados. Então, caso haja alguma quantia disponível, o próprio Banco Central te informa sobre as modalidades de saque disponíveis.

Quem tem valores a receber na segunda fase?

Já na segunda fase, existem sete modalidades pelas quais os brasileiros podem sacar o dinheiro que ficou esquecido nos bancos. De modo que, se você não receber na primeira rodada de crédito, é possível que você consiga na próxima etapa nestes casos:

  • Tarifas cobradas indevidamente, independente de estarem previstas ou não em Termo de Compromisso com o BC;
  • Parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, também não previstas;
  • Contas de pagamentos pré-pagos e pós-paga encerradas com saldo disponível;
  • Contas de registro mantidas por corretoras e distribuidoras de títulos e valores mobiliários encerradas com saldo;
  • Dinheiro referente a entidades em liquidação extrajudicial;
  • FGC (Fundo Garantidor de Créditos);
  • FGCoop (Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito).

Por fim, essa fase de pagamentos só deve ocorrer após a primeira fase encerrar as operações, de modo que provavelmente isso acontecerá no início de abril. Então, fique atento para que, quando a data chegar, você consiga fazer a consulta e saber como serão feitos os saques.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.