Valores em comum mantêm as pessoas atraídas e fortalece o relacionamento

Já parou para se perguntou quais são os fatores que contribuem, na prática, para a longevidade de um relacionamento? Você irá encontrar as respostas para isso aqui.

De acordo com especialistas, pessoas que têm valores e visões de mundo semelhantes tendem a atrair um ao outro. Além disso, as chances é de que fiquem juntas por muito tempo. Que tal entender por que casais que compartilham interesses parecidos tendem a durar mais? Veja como essa semelhança influencia os relacionamentos positivamente.

Leia mais: Manter-se afastado por um tempo pode ajudar a manter relacionamentos

Por que essa atração tende a acontecer?

Não há muito mistério, na verdade. As pessoas que têm objetivos e perspectivas alinhadas tendem a desenvolver relações próximas, visto que o fato de você querer as mesmas coisas que o seu parceiro fará com que os dois entrem em sintonia, vivam a vida bem e sob os mesmos parâmetros, o que resulta em uma relação feliz e saudável.

Especialistas em relacionamentos amorosos defendem a teoria de que semelhanças entre os companheiros são benéficas, uma vez que eles compartilham os mesmos – ou semelhantes – valores, objetivos de vida e visões de mundo. Tal compatibilidade evita discussões desnecessárias e contribui para o aumento da parceria.

Confira alguns fatos relacionados a esse assunto para entender o porquê de essa atração entre pessoas que compartilham valores e atitudes acontecer tão facilmente.

1. Indivíduos com perspectivas e objetivos semelhantes se reforçam

Um casal que tem objetivos e metas parecidas tendem a crescer juntos, além de ficarem mais unidos. Esse fator costuma trazer uma sensação de bem-estar e pertencimento. Sendo assim, é muito bom para o relacionamento.

2. Semelhança também aumenta a probabilidade de se encontrarem novamente

É muito mais fácil você encontrar uma pessoa que gosta dos mesmos rolês, bares, saídas e atividades que você em um local ao qual costuma frequentar. Isso acaba influenciando vocês a desenvolver uma relação mais próxima.

3. Pessoas c0m valores diferentes experimentam dissonância cognitiva

A dissonância cognitiva é considerada como um desconforto emocional que é desencadeado pela percepção de que alguns conteúdos mentais estão em contradição. A partir do momento que as pessoas com ideais diferentes se relacionam, a dissonância entra em ação, causando certa ansiedade e falta de segurança no relacionamento.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.