Confira três formas de preparar uma guioza

Veja o que é essa iguaria da culinária japonesa e suas diferentes maneiras de preparo.

O guioza tornou-se um dos alimentos favoritos dos japoneses, mas suas origens estão na China continental. Os guiozas costumam ser servidos com ramen (também chamado de lámen) e são um ótimo acompanhamento de bebidas alcoólicas. No Japão, a variedade se resume a dois recheios: repolho com carne de porco picada ou legumes (para os vegetarianos). Porém, existem três formas de preparar uma guioza. Confira a seguir!

Leia mais: 12 comidas típicas para conhecer a culinária japonesa

O que é a Guioza?

Esse alimento é caracterizado por ser um pastel com uma textura leve e macia. Pode ser feito de algumas maneiras, como cozido e consumido em caldos e ensopados, grelhado na chapa com uma base fina e crocante, cozido no vapor ou totalmente frito.

Assim, é uma preparação versátil que pode ser servida em pratos principais, como aperitivo e até mesmo junto com uma bebida. Uma de suas principais características é o recheio suculento, carregado com quantidades generosas de alho, gengibre e repolho.

Três formas de comer guioza

Existem três tipos comuns de guioza, embora alguns chefs gostem de ser criativos e dão seu próprio toque ao prato japonês. Abaixo, mostraremos os três métodos para cozinhar guioza.

  • Yaki gyoza ou guioza com base frita

Os bolinhos fritos, chamados de Yaki gyoza, são feitos para deixar a massa com base crocante. Pode-se dizer que este é o método de cozimento mais popular, encontrado em diversos restaurantes.

Na sua preparação, os bolinhos são fritos até ficarem com a parte de baixo crocante e, em seguida, se adiciona a mistura de água e amido de milho à panela. Por fim, são cobertas para cozinhar no vapor por alguns minutos, garantindo um recheio bem suculento.

  • Sui gyoza ou guioza cozido

Os conhecidos como Sui gyoza geralmente são feitos cozidos e consumidos em uma sopa fina. Menos comum que os bolinhos mencionados acima (Yaki gyoza), esse estilo é frequentemente encontrado nos menus de restaurantes chineses e restaurantes especializados em guioza.

Normalmente, o inverno é uma época bem comum para se desfrutar dessa receita, pois o caldo quente pode ser reconfortante. Este método de cozimento acentua o sabor do recheio e é mais procurado devido ao sabor mais suave da massa.

  • Age gyoza ou guioza frito

De acordo com os guias de comida japonesa, o mais incomum dos três tipos de bolinhos é o Age gyoza ou o guioza frito. Esta opção usa bolinhos inteiros fritos em óleos vegetais e, como o Sui gyoza, esse tipo é encontrado principalmente em restaurantes chineses ou com especialidade em guioza.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.