Por que é importante levar o seu filho para a terapia?

Problemas na escola, amizades ou bullying podem afetar negativamente a saúde mental da criança. Nesses casos, é importante buscar ajuda.

Você sabia que até 50% dos transtornos mentais surgem antes dos 14 anos? A terapia é um processo no qual um profissional de saúde mental pode ajudar a criança ou o adolescente a desenvolver uma maior autoconsciência dos seus pensamentos, ações e sentimentos. Leia mais e entenda a importância da terapia para crianças.

Leia mais: Terapia com videogames pode ajudar pacientes vítimas de derrame cerebral

Quando a terapia é necessária?

É aconselhável procurar um terapeuta quando você percebe que o seu filho possui problemas com os quais não consegue lidar sozinho. Ou, ainda, quando esses problemas começam a afetar as suas atitudes, desempenho nas atividades diárias ou como se sentem em relação ao mundo e a outras pessoas.

Como a terapia funciona?

As crianças aprendem melhor através da experiência. Isso significa que elas têm mais chances de se envolverem com atividades lúdicas, como desenhar e brincar, quando são muito jovens. A participação da família é fundamental para a criança se sentir compreendida, valorizada, aceita e digna, o que aumenta as chances de ela apresentar comportamentos pró sociais.

Com crianças mais velhas e adolescentes, a abordagem é baseada principalmente na troca de ideias e aconselhamento, focando na aprendizagem de habilidades para alcançar um maior nível de regulação emocional e comportamental. Alguns exemplos dessas habilidades são: técnicas de respiração, sons da natureza, risos e estimulação sensorial.

Como você pode ajudar?

  • Primeiro, encontre um bom terapeuta, alguém que faça você e seu filho se sentirem confortáveis. Buscar indicações de outros profissionais de saúde da sua confiança pode ser de grande ajuda;
  • Leve-o para todas as consultas. É importante lembrar que a mudança leva tempo e que são necessárias diversas sessões para aprender e pôr esses aprendizados em prática;
  • Tire dúvidas com o terapeuta, pois não é apenas a criança/adolescente que necessita de aconselhamento. Pergunte sobre como agir quando houver problemas em casa e como ajudar também;
  • Paciência e amor são a chave. Use palavras amáveis, mesmo quando precisar corrigir o seu filho. Não esqueça de elogiá-lo quando ele está indo bem ou se esforçando.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.