4 tipos de pais que existem e suas vantagens e desvantagens; qual é você?

Pais diferentes criam filhos diferentes, portanto, veja aqui quais os tipos de paternidade que existem e como elas influenciam a criação dos filhos.

Todas as pessoas são diferentes umas das outras, e isso não seria diferente para aquelas que possuem filhos. Afinal, cada uma expressa os seus princípios e objetivos na criação das crianças, o que pode ter resultados diferentes em termos de comportamento desses pequenos. Para entender melhor, veja aqui quais os principais tipos de pais e suas vantagens.

Leia mais: Importante Saber: Sinais de Ansiedade em Crianças

Qual desses quatro tipos de pai ou mãe você é?

Muito daquilo que cada pai ou mãe coloca no processo de criação dos seus filhos é resultado, justamente, de suas próprias personalidades e princípios morais. A partir dessa ideia, podemos pensar em pelo menos 4 tipos de pais diferentes e mais gerais, e que são conhecidos por estimular mais ou menos as crianças. Confira:

Os Pais Permissivos

Para começar, existe aquele tipo de pai que entende que controlar os seus filhos é inútil. De certa forma, isso faz um tanto de sentido, já que é preciso que cada indivíduo, inclusive os pequenos, decida seus caminhos, tornando-os mais responsáveis e confiantes. Por outro lado, também é preciso considerar a necessidade de proteger esses seres inocentes.

Os Pais Autoritários 

Por outro lado, estão os pais que raramente concedem aos filhos aquilo que eles querem e assumem uma postura mais ríspida e inflexível. Nesse caso, as crianças podem se tornar mais prendadas e educadas, além de ajudá-las a alcançar o sucesso. Porém, esse também pode ser um fator de adoecimento mental dos filhos.

Os Pais Negligentes 

Ao contrário dos últimos dois tipos de pais, esses em específico raramente conseguem se importar com aquilo que os filhos precisam. Porém, não podemos confundir isso com um comportamento ríspido, pois de fato é negligência, e da mesma forma como o autoritarismo pode ser nocivo, a negligência é ainda mais!

Os Pais Exigentes

Por fim, temos esse tipo de pai que sempre irá exigir demais da criança quanto aos seus resultados, em especial na educação. Aqui, é preciso entender como essas cobranças podem desencadear um espírito de revolta que raramente pode ser revertido. Portanto, tenha cuidado ao cobrar demais dos seus filhos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.