Veja as opções disponíveis para responder ao Censo Demográfico 2022

O Censo é um estudo realizado pelo governo para coletar informações do povo brasileiro, a fim de auxiliar na tomada de decisões, como a concessão de auxílios.

Muita gente ainda não sabe o que é o Censo Demográfico. Isso nada mais é do que um estudo realizado pelo governo para coletar informações sobre o povo brasileiro. Assim, é possível conhecer melhor a situação da população e obter os dados necessários para poder tomar algumas decisões, a exemplo de auxílios para as pessoas em situação de pobreza.

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Essas informações são coletadas pelos recenseadores do IBGE que fazem visitas aos domicílios das pessoas para que sejam respondidos alguns questionários. Para esse ano de 2022, há novidades para realização do Censo Demográfico. Isso porque ele poderá ser feito de três formas: uma delas é presencialmente, como já ocorre, e as outras duas são através da internet e por telefone.

Vale destacar também que a possibilidade de responder o questionário através da internet existe desde o ano de 2010, porém era pouco conhecida. Já neste ano, foi adicionada a possibilidade de responder as questões pelo telefone.

Contudo, essas novas ferramentas não deixam de fora a possibilidade de o recenseador comparecer em sua residência, uma vez que só é possível participar das pesquisas pela internet ou telefone mediante a emissão de um ticket eletrônico.

Segundo informações do IBGE, o ticket eletrônico terá uma duração de 7 dias. O Instituto também criou um cronograma com o objetivo de que seja excluída a possibilidade de o cidadão não responder ao questionário. Confira:

  • Depois de dois dias da visita do recenseador à sua residência, você receberá um SMS que mostrará o prazo que resta pra responder as questões;
  • Caso fique até o quarto dia sem responder as perguntas, você receberá uma ligação para tentarem entender o motivo de ainda não ter respondido o questionário;
  • Se mesmo assim a pessoa não responder as perguntas, o CAC (Centro de Apoio ao Censo) tentará contato por mais uma vez, informando o prazo restante;
  • Por fim, se o prazo foi perdido, o recenseador realizará mais uma visita em sua casa para que possa fazer o processo presencialmente.

Em caso de dúvidas, você pode entrar em contato com o CAC pelo telefone 0800 721 8181, disponível 7 dias por semana, das 8h às 21h30.

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