Veja as premiações da Olimpíada de Matemática
Veja as premiações da 17ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), que teve a participação de 54 mil escolas.
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), que é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), é tida atualmente como a competição científica mais expressiva do Brasil. Participaram desta 17ª edição, ao todo, 99,78% dos municípios e mais de 54 mil escolas.
Leia mais: Somente 5% dos alunos terminam o ensino médio público sabendo matemática adequadamente
Essa edição teve a participação de 18,1 milhões de estudantes dos ensinos Médio e Fundamental, com premiação de 51.900 menções honrosas, 5.175 medalhas de bronze, 1.725 de prata e 575 de ouro. Além dos alunos, a premiação também vai para escolas, Secretarias Municipais de Educação e professores, responsáveis pelo destaque dos alunos.
Além das medalhas, os alunos premiados podem fazer parte do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que busca incentivar ainda mais o desempenho acadêmico.
Os estudantes que optarem por participar do programa tem direito a encontros, virtuais ou presenciais, que possam aprofundar seus conhecimentos matemáticos. Ainda, os alunos de escolas públicas recebem uma bolsa no valor de R$ 100 por mês.
Aqueles que foram premiados e estão matriculados em cursos de graduação também podem fazer parte da seletiva do Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME), sendo que, se selecionados, terão a oportunidade de realizar estudos aprofundados em matemática junto com a graduação, independente da área, recebendo uma bolsa mensal de R$ 400.
Essa Olimpíada foi criada em 2005, pelo IMPA, utilizando subsídios do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Nessa 17ª edição, a faixa etária da competição foi ampliada, em virtude da criação da Olimpíada Mirim – OBMEP, que é realizada com os alunos do 2° ao 5° ano do Ensino Fundamental.
Com essa recente ampliação das faixas etárias, a competição nacional se tornou a primeira desse tipo a englobar alunos a partir dos 6 anos de idade. O objetivo dessa medida é mudar a perspectiva dos alunos para com a matemática já desde as primeiras séries do ensino.
Por fim, caso você tenha interesse em conferir a lista dos medalhistas da 17ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, basta acessar esse link.
Comentários estão fechados.