Veja como conciliar o estudo e o trabalho com eficiência

É importante que sejam adotas posturas diferentes para garantir a produtividade tanto no trabalho quanto nos estudos.

0

O trabalho e o estudo estão presentes na vida de qualquer pessoa que almeja conquistar novos projetos de vida. Não se sabe ao certo quais dos dois demandam mais dedicação, visto que não é fácil passar horas concentrado em frente a um computador ou lendo um livro e muito menos cumprir uma jornada de 40 horas semanais de trabalho ou às vezes até mais que isso.

Essa rotina é muito corrida e agitada. O desgaste do estudante é grande, pois dificilmente consegue reservar um tempo para descansar. Embora seja difícil conciliar essas tarefas, as vantagens de alcançar os objetivos profissionais traçados são indescritíveis.

Porém, é importante que sejam adotas posturas diferentes para garantir a produtividade tanto no trabalho quanto nos estudos e ser uma pessoa organizada é a principal delas. Para atingir essa finalidade, se atente às dicas constadas a seguir:

1 – Organize suas leituras

Como são muitas coisas a serem executadas, é importante que você não tente gravar todas as suas tarefas na memória, pois gastará muito tempo para se lembrar de cada uma delas, além de gerar um desgaste muito grande. Para facilitar a sua rotina, crie uma agenda semanal e organize suas leituras. Estipule a quantidade de páginas que você deve ler por dia para entregar os trabalhos nas datas estipuladas e evitar que as mesmas se acumulem.

De fato, não a uma regra a ser seguida, pois todas as pessoas possuem suas particularidades de organização, mas é importante que esse padrão seja reconhecido de forma que você consiga seguir sua lista do começo ao fim. A divisão dos conteúdos as serem lidos evita que você se desespere com medo de não conseguir realizados nos prazos determinados, além de dar a sensação prazerosa de estar no caminho certo.

2 – Estude ao se deslocar de um lugar para outro

Já parou para pensar em quanto tempo gasta em suas locomoções diárias? Praticamente todos os dias as pessoas desperdiçam pelo menos uma hora para chegar até a faculdade, trabalho ou em casa, use esse percurso para estudar.

Em transporte público, por exemplo, leia os textos base para as aulas e os livros, já que você não tem muito tempo livre para fazer isso em outros momentos. Caso seja o responsável pelo translado, ou seja, o motorista, converta os arquivos online para áudios, desta forma o tempo gasto no engarrafamento do trânsito pode ser muito bem aproveitado.

3 – Seja produtivo em seu tempo livre

Muitas vezes sobra certo tempo na agenda, mas são gastos com coisas desnecessárias. Quando existe um objetivo em mente, é preciso se dedicar em qualquer situação considerada propícia, ou seja, em todos os momentos em que você está ocioso durante o seu dia.

Por exemplo, enquanto está na fila do banco ou aguardando uma consulta médica, procure estudar ou repassar alguma revisão. Desta forma, sobrará mais tempo para executar outras coisas que gosta de fazer, como estar com a família e amigos, praticar um esporte, ler um livro ou assistir a um filme.

4 – Abandone os hábitos superficiais

Sempre que houver um objetivo muito específico a ser atingido, algumas coisas devem ser abdicadas pelo menos por um tempo. O sugerido é que cada pessoa abandone uma atividade que costumeiramente realiza em prol do cumprimento de suas obrigações.

Ao invés de chegar em casa e ir correndo ligar a TV, comece a organizar o seu material de estudo, pois assim terá mais tem em sua agenda para estar ao lado dos seus familiares e amigos ou até mesmo fazer outras coisas que gosta.

5 – Relaxe antes da prova

Em véspera de prova normalmente bate o desespero e a insegurança. A pessoa fica estressada e acha que estudar é a melhor saída para resolver o problema. Mas esse engano, cometido pela maioria dos estudantes, faz com que a situação piore ainda mais. Mesmo que sua autoconfiança esteja em dias, opte por não ir ao trabalho, pois assim diminuirá as chances de se estressar.

Além disso, dará um descanso a sua mente e terá a oportunidade de revisar algum tópico que ainda está em dúvida. Mas, para isso, planeje-se com antecedência e descubra a melhor forma de estar tranquilo nesse dia.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.