Quer mudar de curso ou faculdade? Saiba o que fazer

E agora, o que devo fazer? Nesse caso, tente manter a calma, pois mudar de curso ou faculdade é de longe o fim do mundo.

0

Durante o ensino médio ou mesmo depois disso surgem algumas questões: Qual curso tem mais a ver com o meu perfil? Qual a melhor faculdade? Como me preparar para alcançar a vaga que almejo? Tudo isso é muito normal, pois são várias opções oferecidas por diversas instituições, tanto públicas quanto particulares.

Mesmo depois de finalmente ter se decidido e conseguir ser aprovado no vestibular, ainda é comum que aconteça alguns imprevistos. Isso porque o aluno só terá um contato maior com as especificidades da profissão quando iniciar o curso.

Durante esse primeiro contato é possível que a ficha caia e o estudante descubra que não é exatamente aquilo que gostaria de fazer e é aí que decide mudar de carreira.

Diante dessa situação, que muitas vezes assusta as pessoas que deram força para que fosse possível alcançar aquela vaga, como professores, familiares e amigos, surge àquela pulga atrás da orelha: E agora, o que devo fazer? Nesse caso, tente manter a calma, pois mudar de curso ou faculdade é de longe o fim do mundo.

Antes de tomar a decisão e partir para outra de uma vez, é importante que pense bastante e com tranquilidade, pois é possível que esteja apenas passando por um momento ruim. Para te ajuda a se manter coerente em sua escolha, vamos dar algumas dicas valiosas.

1 – Reflita sobre o contexto de sua decisão

Como dito anteriormente, é importante que você reflita sobre o que levou a mudança de ideia, ou seja, o que está fazendo com que você sinta vontade de mudar de curso. Pode ser que o problema não esteja diretamente na área escolhida. Talvez outra grade curricular, oferecida por outra faculdade, te chame mais atenção e desperte o seu interesse novamente.

Então, antes de mudar, procure fazer pesquisas de grades de outras instituições, faça comparações entre elas, converse com outras pessoas que estão fazendo o mesmo curso que você. Talvez pedir uma transferência de campus pode resolver essa situação.

2 – Não entre em pânico

Caso tenha feito pesquisas das grades curriculares de outras faculdades, não tenha se identificado e chegou à conclusão oficial que não escolheu o curso certo, calma, não entre em pânico. Procure ser pontual, prático e analise com frieza a situação que enfrenta.

Pense: Se esse não é o curso certo, qual seria? O que você gostaria de executar no mercado de trabalho? Com quem poderia falar sobre isso? O momento é de avaliar com precisão os seus gostos, pensar em assuntos que gostaria de aprender ou em aulas que te daria prazer em frequentar.

3 – Planeje-se

Pronto, finalmente você está decidido a largar o curso e partir para outra, mas e agora, o que fazer para evitar que essa situação se repita? Antes de mudar de faculdade é fundamental que você faça um planejamento para que essa transição seja tranquila e produtiva logo de início.

Planeje para quais instituições você gostaria de tentar uma vaga, verifique se a mensalidade cabe no seu orçamento, calcule a distância da faculdade para sua casa ou trabalho e, principalmente, confira detalhadamente a grade curricular. Através dessas sondagens, as chances de erro com certeza irão diminuir e você se sentirá mais satisfeito com a sua nova decisão.

4 – Analise os pontos fortes e fracos de sua escolha

Muitas vezes a pessoas decide mudar de curso, mas não conhece nada sobre o mercado de trabalho voltado para a nova profissão. É importante analisar os pontos fortes e fracos da carreira pretendida, de modo que tenha consciência de que suas características realmente estão interligadas com o que você almeja.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.