Um dos dilemas mais comuns na vida de qualquer estudante que almeja construir uma carreira de sucesso é a escolha do curso e da faculdade ideal. A verdade é que existem diversas instituições disponíveis no Brasil, bem como programas que facilitam o acesso ao ensino superior, sendo que o principal deles se refere ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Por meio dele, é possível ingressar em uma universidade pública ou ganhar uma bolsa de estudo em uma universidade particular. Mas, além disso, temos outra novidade que pode lhe proporcionar uma experiência enriquecedora, caso o seu objetivo seja obter uma formação superior fora do Brasil.
A boa notícia é que agora você pode ingressar em diversas Universidades de Portugal por meio do Enem. O incentivo para jovens brasileiros surgiu após o Decreto-Lei nº 36, de 10 de março de 2014, cujo objetivo é facilitar que estudantes estrangeiros se candidatem a cursos de graduação em Portugal.
Pioneiras
As primeiras Universidades a anunciarem a adesão do Enem para selecionar estudantes brasileiros para seus cursos foram as de Coimbra (UC), Algarve (UALG) e da Beira Interior (UBI), no ano e de 2014. Neste ano (2015), os Institutos Politécnicos de Leiria (IPLeiria) e Beja (IPBeja) também informaram sua participação.
A primeira instituição a aderir ao Exame fora do Brasil foi a Universidade de Coimbra, a mais antiga de Portugal, classificada pela Unesco, no ano de 2013, como Patrimônio Mundial. Atualmente, possui mais de 2 mil alunos brasileiros matriculados.
A Universidade da Beira Interior (UBI), por sua vez, foi a segunda a aderir ao exame. A mesma engloba um conjunto de Faculdades, Departamentos e Centros que exploram as mais diversas áreas do conhecimento. A UBI está situada na cidade de Covilhã e o seu propósito é aceitar os exames de 2012 e 2013 para o Processo Seletivo 2014/2015.
Custo
Embora o Enem seja uma porta de entrada para ingressar em Universidades de forma gratuita no Brasil, isso não significa que a adesão das Universidades de Portugal funcione da mesma forma e possa proporcionar bolsas de estudo ao estudante brasileiro.
Em média, a anuidade dos cursos oferecidos pelas universidades é de 5 mil euros, o que corresponde a R$ 15,4 mil. Por sua vez, opções que incluem mensalidade, alojamento e alimentação podem custar 7.500 euros ao ano, cerca de R$ 23 mil.
Peso do Enem
Quanto ao peso das matérias do Enem, tanto para a Universidade de Coimbra, quanto a Universidade da Beira Interior, isso vai depender do curso de interesse do aluno, cujas notas são convertidas para uma escala da universidade.
Para a Universidade de Coimbra, por exemplo, a redação vale 5% da nota final para o curso Química, por sua vez, para o curso Filosofia, vale 50%.
Para garantir que não haja diferença de desempenho, os estudantes que forem devidamente matriculados nas Universidades de Portugal terão um tutor como acompanhante.
Informações
Interessados em adquirir maiores informações sobre a adesão do Enem nas Universidades de Portugal devem acessar as páginas criadas por cada uma delas:
Universidade de Coimbra: www.uc.pt/brasil
Universidade da Beira Interior: brasil.ubi.pt
Universidade de Algarve: www.ualg.pt/rc/pt/content/estudantes-internacionais
Instituto Politécnico de Leiria: www.ipleiria.pt/internacional/estudantes-internacionais/
Instituto Politécnico de Beja: www.ipbeja.pt/alunos/EstudInternacional/Paginas/default.aspx
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.