Veja como uma neurocientista ensina a lidar com estresse e ansiedade em apenas 3 exercícios

Os transtornos fazem parte da vida de milhões de pessoas, e esses métodos poderão te ajudar na redução dos sintomas.

Um quadro intenso de ansiedade tende a ativar o chamado sistema nervoso simpático, que corresponde a uma rede de nervos responsável por desencadear uma resposta imediata. Esta pode ser de luta ou fuga da situação vivenciada, ao perceber um risco, por exemplo.

Porém, por diversas vezes essa espécie de defesa pode ser prejudicial, criando situações inconvenientes. Como exemplo, podemos citar uma entrevista de emprego, onde ao tentar impressionar um futuro empregador, o candidato não obtém sucesso por estar muito nervoso.

Leia mais: Estes hábitos simples irão te ajudar a diminuir o estresse

Embora em alguns momentos não pareça, você pode ter mais poder sobre isso do que imagina. Neste artigo, vamos listar 3 exercícios fáceis para aliviar essas sensações, que foram compartilhados recentemente por uma neurocientista.

Exercícios para lidar com a ansiedade e estresse

O primeiro exercício consiste no suspiro consciente, onde é necessário estar sentado (a) de maneira confortável. Ele deve ser praticado ao perceber os primeiros sintomas de uma crise, como o aumento da frequência cardíaca, tensão nos ombros, entre outros.

Primeiramente, inspire o ar de maneira longa e profunda pelo nariz por cerca de 5 segundos e segure um pouco. Depois, faça outro processo de inspiração, dessa vez mais rápido, e segure por 3 segundos. Após, faça uma expiração lenta pela boca por em média seis segundos. Recomenda-se repetir esse ciclo por três vezes.

A segunda etapa do processo consiste em um método conhecido como “meia salamandra”, por consistir no movimento dos olhos sem que a cabeça se mexa, de forma semelhante ao comportamento desse animal.

Para iniciar, sente-se também em posição confortável e com a cabeça voltada para a frente. Após, faça movimentos com os olhos sem mexer a cabeça. Em seguida, incline a cabeça na direção do ombro e segure entre 30 e 60 segundos aproximadamente.

Logo depois, volte a cabeça para a posição natural e o olhar novamente para a frente, repetindo na sequência o movimento para o outro lado do corpo. Esse método tende a estimular os chamados nervos vagos, responsáveis por controlar a frequência cardíaca e trazer sensação de relaxamento.

O último exercício é também o mais complexo dos três, por se tratar de movimentos mais longos. Você precisará ajoelhar-se com a cabeça voltada para baixo. Em seguida, olhe para a esquerda, mas sem mexer a cabeça nesse movimento. Após, incline sua cabeça para a esquerda e deixe a coluna do mesmo lado.

Segure essa posição entre 30 e 60 segundos, voltando a cabeça e o corpo para o centro após esse tempo. Repita os mesmos movimentos para o outro lado do corpo.

Esses métodos foram compartilhados pela neurocientista Dra. Tara Swart Bieber, que é médica e professora na MIT Sloan, além de apresentadora do podcast “Reinvent Yourself with Dr. Tara”.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.