4 formas de saber quando uma mancha é uma evidência de Câncer de Pele

Saber reconhecer de forma precoce o Câncer de Pele é muito importante, visto que o diagnóstico precoce pode salvar vidas.

Infelizmente, os casos de Câncer de Pele são recorrentes e, em sua grande maioria, são resultado de exposição indevida aos raios UV. Para além da prevenção, é imprescindível reconhecer os sinais de câncer de pele, pois as chances de recuperação plena são maiores em diagnósticos precoces.

Leia mais: Consumir uma banana por dia pode prevenir o câncer hereditário

A importância de diagnosticar manchas cancerígenas

O câncer de pele pode se desenvolver em qualquer fase da vida e em pessoas de qualquer idade, ao contrário do que se acredita. Por isso, todos precisam desenvolver o hábito de examinar manchas suspeitas, pois podem ser um câncer.

Esse ato será de peso fundamental para a resposta ao tratamento da doença. Afinal, todos os estudos mostram que as chances de recuperação aumentam com o diagnóstico precoce, assim como acontece com os demais canceres.

Dicas para reconhecer uma mancha cancerígena

Nem todas as manchas ou anomalias que aparecem na nossa pele têm potencial de ser um sinal de câncer. Ainda assim, é possível pontuar alguns de suas principais características que evidenciam a chance de ser a doença. Confira quais são:

Simetria

Manchas que não são cancerígenas costumam ser simétricas, como em um círculo perfeito na superfície da pele. No entanto, aquelas que apontam um quadro de câncer são assimétricas, o que significa que um lado da mancha não é igual ao outro.

Crescimento

Uma mancha que ocorre por qualquer outro motivo tende a diminuir com o tempo ou tratamento adequado. Por outro lado, as manchas cancerígenas irão aumentar de largura, sempre crescendo no perímetro das bordas. Esse é um indicativo que o paciente deve sempre observar.

Semelhantemente, o aumento do tamanho da mancha também serve como um alerta. Logo, se a mancha se tornar uma bolha que fica cada vez maior, então o médico precisa ser consultado de imediato.

Cor

Procure um médico ao perceber que a mancha suspeita em sua pele muda de cor. Por exemplo, se ela saiu do vermelho para o marrom ou preto. Além disso, a variação de cores diferentes em uma mesma mancha também é um indicativo de câncer.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.