Dois minerais inéditos na Terra encontrados em um meteorito de 15 toneladas
Fragmento contém minerais jamais vistos no planeta. Os pesquisadores seguem analisando o material curioso.
Os pesquisadores da Universidade de Alberta, localizada no Canadá, analisaram uma parte do meteorito El Ali, que foi encontrado na Somália pesando 15 toneladas e ocupando a nona posição no ranking de maiores fragmentos de asteroides já encontrados no planeta até o momento. Ele já se mostrou muito diferente dos demais.
Leia mais: Em meio a uma exploração, australiano encontra meteorito raro sem saber
O meteorito foi identificado no ano de 2020, mas segundo os moradores da região, ele já estava ali há diversas gerações. Inclusive, foi mencionado em poemas e até músicas. O nome dele foi dado em referência ao local, pois ficava próximo da cidade de El Ali.
Meteorito de 15 toneladas
Para realizar o estudo, a equipe da universidade trabalhou com um pedaço de cerca de 70g. Ao fim da análise, os pesquisadores encontraram dois minerais jamais vistos na Terra. Eles os batirazam de “elaliita” e “elkinstantonita”, o primeiro em homenagem ao próprio meteorito.
Além dos dois tipos encontrados, há também um possível terceiro mineral que ainda está sendo analisado pela equipe responsável. Segundo Chris Herd, professor no departamento de Ciências Atmosféricas e da Terra, quando são encontrados novos minerais, quer dizer que as condições da química da rocha eram diferentes anteriormente.
Ao iniciar as análises do fragmento, Herd notou a presença de minerais curiosos e entrou em contato com Andrew Locock, diretor de um outro laboratório da universidade. Ele notou, logo no primeiro dia, a presença dos dois.
Segundo os pesquisadores, geralmente há uma demora de pelo menos alguns dias até encontram novos minerais, porém, essa descoberta foi rápida e impressionante. Embora tenham encontrado o mineral já sintetizado em laboratório, os mesmos nunca foram encontrados na natureza.
Essas novas descobertas foram apresentadas durante o evento Space Exploration Symposium 2022. Traduzido para o português, o evento trata-se de uma conferência de exploração espacial. Ela é realizada anualmente pela universidade canadense, que também foi a responsável pelas análises discutidas aqui.
Os meteoritos são fragmentos de asteroides provenientes do espaço que atingem a Terra em determinados momentos. Quando isso acontece, a rocha geralmente é analisada por universidades, então o seu conteúdo é divulgado e exposto da mesma forma que aconteceu no caso do El Ali.
Por diversas vezes, os minerais analisados nas amostras já são de conhecimento dos pesquisadores; porém, em alguns casos, é possível encontrar novidades por meio de estudos que podem levar dias ou meses para concluir.
Comentários estão fechados.