Entenda em quais circunstâncias a coloração do olho de um adulto pode mudar

Alterações na íris dos olhos são inesperadas, mas podem acontecer.

Essa é uma questão que poucos sabem, mas a mudança de cores dos olhos pode ocorrer em adultos! Mesmo sendo algo determinado pela nossa genética, a cor dos nossos olhos pode não ser permanente.

Muitas pessoas sabem que essa afirmação se aplica a vários bebês durante seus primeiros meses e anos de vida. Porém, quando pensamos na fase adulta, isso não passa pelo nosso imaginário. De fato, essa é uma mudança rara, mas pode acontecer. Isso por conta de alguma lesão, danos solares ou infecção.

Leia mais: Seu filho esfrega os olhos? Fique atento a ESTES sinais de miopia na criança

A visita periódica ao oftalmologista é fundamental para o cuidado com a saúde

A cor dos olhos costuma ser utilizada pelas pessoas ao descrever alguém, sendo tão marcantes quanto a cor do cabelo ou altura. Na primeira infância a cor dos olhos pode mudar. Muitas vezes acontece com os bebês, e no primeiro ano de vida podem ocorrer mudanças na cor dos olhos.

A principal mudança nas crianças ocorre quando elas têm os olhos azuis, e tempos depois eles ficam castanhos. Não se sabe ao certo as justificativas para esse fato, mas os pesquisadores afirmam que isso pode ocorrer por conta da quantidade de pigmento nos olhos.

A melanina é o principal pigmento da nossa pele, e também dos nossos olhos. Comparado com os olhos azuis, os castanhos possuem um alto nível de melanina. Os cientistas supõem que isso ocorre devido a fatores genéticos e ambientais.

Nos adultos, as principais causas para a mudança de cores dos olhos são lesões, infecções e danos solares. O cantor David Bowie é um dos exemplos mais famosos. Ele levou um golpe na cabeça que causou uma condição chamada de anisocoria, deixando a sua pupila permanentemente dilatada.

Nesse caso, não foi uma mudança na cor de sua íris. Porém, uma alteração desse tipo pode ocorrer com lesões devido ao vazamento de sangue pelo olho, levando ao aparecimento de uma mancha que modifica sua cor.

Quando ocorre uma infecção, o olho acaba perdendo a sua pigmentação, a exemplo do caso da atriz Mila Kunis. Ela sofreu com a irite crônica, uma inflamação da íris, por muitos anos. Após fazer uma cirurgia para reparar o problema, seu olho mudou de cor. Agora, a atriz possui um olho verde e outro castanho.

Além disso, o vírus da Ebola é conhecido por alterar as cores dos olhos de quem se contaminou. As manchas de Brushfield também podem aparecer em pessoas com síndrome de Down. Outras causas de manchas escuras podem ser nódulos de Lisch, um sinal comum da condição genética neurofibromatose.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.