As 4 cidades mais antigas do mundo
Confira quais são as cidades mais antigas e quando as pessoas começaram a se organizar em sociedade.
Conforme o número de pessoas foi crescendo pelo mundo, elas passaram a se organizar em cidades quando perceberam que era muito mais fácil viver em comunidade, dividindo tarefas e posições políticas. Desse modo, a primeira cidade que se tem registro histórico surgiu na região da Mesopotâmia, mas há outras bastante antigas que possuem histórias pitorescas que intrigam as pessoas até os dias de hoje.
Acompanhe o texto e saiba mais sobre elas.
Leia também: Auxílio Brasil: Saiba em quais cidades o valor do benefício ficará acima de R$500
A cidade da Mesopotâmia
As primeiras cidades se desenvolveram à margem dos rios, com o objetivo de estar mais próximo de alimento, água e da agricultura. Assim, os primeiros registros históricos são das cidades que estavam concentradas nas margens do rio Eufrates.
Elas surgiram no período neolítico, formando primeiramente vilas neolíticas com intensos aglomerados populacionais, além dos primeiros centros militares e comerciais com trocas realizadas em torno do rio.
Então, a partir dos anos 2000 a.C., as primeiras cidades começaram a se desenvolver em pleno vapor nas regiões do Rio Nilo e China. Elas eram bem maiores que as vilas neolíticas e já possuíam uma melhor organização social. Os habitantes já não trabalhavam somente com a agricultura, mas também com comércio e artesanato.
Cidades mais antigas do mundo
- Damasco (Síria)
De acordo com arqueólogos, a cidade de Damasco é uma das mais antigas do mundo e do Oriente Médio. As primeiras evidências encontradas em escavações são datadas entre 8.000 e 10.000 a.C. Ela é localizada na atual Síria e foi habitada por diferentes povos como romanos e gregos.
- Atenas (Grécia)
A cidade dos filósofos, Atenas, é uma das menores cidades da Grécia e uma das mais antigas. As primeiras datações contam de 7.000 anos atrás. Ela é parte central da história grega, sendo o berço da democracia e com muita história em suas muralhas.
- Sídon (Líbano)
Vestígios encontrados de 4 mil anos atrás contam a história dessa cidade. Ela foi lugar de passagem de grandes personalidades como Jesus, São Paulo e Alexandre, o grande.
- Rey (Irã)
Localizada no Grande Teerã, na Capital do Irã, essa cidade é a mais antiga da região. Seus vestígios datam cerca de 6.000 anos atrás. Ela foi capturada pelos árabes em 641 a.C e quase destruída pelos mongóis em 1220 d.C. Contudo, sua história resiste até os dias atuais.
Comentários estão fechados.