3 grupos de pessoas que devem evitar comer batatas

Para algumas pessoas, as batatas podem ser prejudiciais à saúde, por isso é necessário evitá-las e substituir por outros alimentos.

As batatas são maravilhosas e muito versáteis, pois podemos prepará-las tanto em forma de purê, quanto fritas, cozidas e até mesmo assadas. No entanto, os especialistas alertam que alguns grupos de pessoas precisam evitá-las para não ter prejuízos à saúde. Por isso, confira aqui quem não pode comer batatas e o porquê.

Leia mais: Benefícios do abacate para quem tem diabetes tipo 2

Batatas em excesso pode ser prejudicial

Não vamos negar que esse tubérculo possui um valor nutricional interessante e tem sabor inconfundível. Por isso, o ideal é apenas observar a quantidade que se consome para não ter perdas, sobretudo para estes três grupos de pessoas.

  • Hipertensos

Quem lida com a pressão alta sabe que a alimentação é um caminho importante para regular a condição. Nesse sentido, as batatas podem ser um grande perigo, visto que a quantidade de amido presente nelas irá estimular o aumento da pressão arterial, ainda mais quando há consumo em excesso.

Além disso, a grande maioria dos preparos de batatas envolve uma quantidade generosa de sal, como na batata frita. Esse fator pode tornar o consumo ainda mais arriscado para as pessoas que possuem pressão alta.

  • Pessoas acima do peso

Já percebeu que quando as pessoas estão em busca de aumentar o peso, elas incluem batata em suas refeições? Isso se dá porque esse alimento estimula o aumento de peso de forma rápida e substancial. Portanto, aqueles que precisam emagrecer devem sempre se preocupar com o nível do consumo de batatas para evitar as consequências do sobrepeso.

  • Diabéticos

Quem lida com a diabetes sabe que é preciso reduzir de forma considerável o consumo de carboidratos. Isso porque eles se transformam em glicose quando os ingerimos e, portanto, podem agravar a condição.

No caso, as batatas estão entre os carboidratos que mais geram esse efeito negativo em nosso organismo. Por isso, quem é diabético deve evitar comê-las com frequência e em muita quantidade, visto que pode causar aumento da glicose e complicações pela doença.

Em todo caso, é importante pensar em substituir as batatas sempre que necessário por alimentos mais saudáveis. Ademais, devemos sempre preferir os preparos mais saudáveis, como os que não levam óleo ou qualquer outra gordura.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.