Veja quem pode ganhar o desconto de 100% no IPVA

O Governo de São Paulo anunciou que haverá ampliação na isenção do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores. Confira!

Notícia boa para os motoristas que moram no estado de São Paulo, afinal, o governo fez um anúncio de ampliação do desconto de 100% no IPVA. Com isso, mais de 300 mil proprietários deverão finalmente estar livres do pagamento, além de todas as pessoas com deficiência (PCDs). Isso também irá incluir os motoristas que possuem autismo em estado moderado e que, portanto, podem dirigir sem grandes impedimentos.

Confira aqui a lista completa de quem poderá receber esse benefício.

Leia mais: O que acontece com os donos de veículos que não pagam IPVA?

Confira o ano de fabricação do seu carro

Para saber se você pode ou não ficar isento do pagamento do IPVA, será necessário verificar o ano de fabricação do seu veículo. Isso porque o desconto de 100% será exclusivo para os modelos de carros mais antigos. Inclusive, essa é uma medida disponível para todo o Brasil, embora haja uma variação entre 10 e 30 anos a depender do estado.

Por exemplo, no estado de São Paulo, o veículo precisa ter a fabricação que data de 20 anos ou mais, assim como Rio Grande do Sul, Acre, Paraná e outros. Já na maioria do país, como Amazonas, Pará, Bahia, Paraíba, Rio de Janeiro e Espírito Santo, será necessário que o veículo tenha no mínimo 15 anos. Além disso, a isenção que mais demora a chegar é no estado de Santa Catarina, onde o prazo é de 30 anos. Já no Rio Grande do Norte, Goiás e Roraima, esse tempo mínimo fica em 10 anos.

Sou PCD: Como conseguir a isenção?

Nesse caso, será necessário recorrer ao Instituto Medicinal Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc), ou um órgão equivalente em seu estado. Será esse órgão o responsável por disponibilizar a lista com as clínicas credenciadas onde você  poderá fazer uma perícia médica para comprovar sua condição. E se você for do estado de São Paulo, é bom correr, porque a solicitação do benefício estará disponível para esse público até o dia 1 de junho. Então, basta esperar, visto que a isenção pode demorar até dois meses desde o pedido.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.