Veja quem tem direito a receber o Kit Antena Digital em 2024

Em 31 de dezembro de 2023 o sinal das antigas antenas parabólicas foi definitivamente substituído pelo sinal 5G.

Para continuar tendo acesso à TV aberta, os brasileiros precisam obrigatoriamente aderir a alguma fonte de acesso ao sinal digital de televisão, que consiste em um kit de antena e receptor digitais.

Isso porque no último dia 31 de dezembro de 2023 a faixa de sinal de TV analógico que alimentava as antigas antenas parabólicas foi preenchida pelo sinal 5G, tornando esses equipamentos totalmente inúteis.

Já há alguns anos a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vem preparando terreno para essa migração. Como exemplo, a partir de 2010, há 14 anos atrás, grande parte das TVs começaram a ser fabricadas com receptores digitais integrados.

Porém, nem todas as televisões em funcionamento no país hoje possuem receptor integrado ou mesmo um receptor digital conectado. Neste caso, o jeito mesmo é adquirir o chamado Kit Antena Digital.

Como forma de ajudar famílias de baixa renda a migrarem para o sinal de TV digital, o governo criou o programa Siga Antenado, por meio do qual são doados kits totalmente gratuitos há alguns anos. Assim, os mais necessitados podem continuar desfrutando do sinal de TV aberta e com mais qualidade.

Quem tem direito?

O Kit Antena Digital está disponível gratuitamente para toda e qualquer família de baixa renda cadastrada no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), como os beneficiários do Bolsa Família, por exemplo.

Para tirar dúvidas mais diretamente, os interessados podem entrar em contato com o programa Siga Antenado pelo telefone 0800 729 2404. Essa opção é para ligações e conversas via WhatsApp, também.

É possível ainda fazer a consulta através do site oficial do programa. Lá, é possível ter informações por meio da resposta a um questionário padrão e da apresentação do número do CPF ou do NIS (Número de Identificação Social) do interessado.

Caso tenha direito a receber o Kit Antena Digital, o beneficiário deve solicitar a instalação, que é feita diretamente em sua residência.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.