Velocidade de um veículo

Aprenda a calcular a velocidade média de um veículo e entenda como funciona um velocímetro.

Provavelmente você já deve ter reparado que quando está em um carro ou em um ônibus, em alguns momentos o veículo anda mais rápido e em outros anda mais devagar, certo?

Isso significa que a velocidade na qual o veículo se locomove não é a mesma durante todo o trajeto, ela sofre variações. Assim, em um único percurso temos diferentes velocidades. Vamos conferir como calcular a velocidade média de um veículo?

Fórmula da velocidade média

A velocidade média consiste na divisão entre a distância percorrida pelo veículo e o tempo gasto em todo o percurso. A fórmula para calcular é:

\dpi{120} \bg_green {\color{Green}a} \\ \boldsymbol{Velocidade \,m\acute{e}dia} = \boldsymbol{\underline{dist\hat{a}ncia \, \, percorrida}}\\ {\color{Green} tempotempotempotempotem}\boldsymbol{tempo \, \,total}

Exemplo: Um automóvel percorreu a distância de 450 km em 6 horas. Qual foi a velocidade média do automóvel nesse percurso?

\dpi{120} {\color{White}a} \\ \boldsymbol{Velocidade \,m\acute{e}dia} = \frac{450\,km}{6\,h} = 75 \, km /h

Isso quer dizer que, em média, o carro percorreu 75 km a cada hora de viagem.

Como o velocímetro funciona?

O velocímetro é um instrumento que mede a velocidade instantânea de um corpo em movimento. Em um veículo, ele marca as diferentes velocidades atingidas enquanto o automóvel se movimenta.

Se você observar o velocímetro do carro em uma viagem, verá que a posição do ponteiro muda cada vez que o carro aumenta ou diminui a velocidade.

Como funciona um velocímetro
Velocímetro

Como o velocímetro mede a velocidade de um carro?

Primeiro precisamos saber que um velocímetro pode ser digital, em carros mais novos, ou mecânico, em modelos mais antigos.

Velocímetro digital

Os giros do motor do carro criam pulsos elétricos e esses pulsos são contados por um sensor. Quanto maior o número de pulsos, mais rápido o veículo está.

Uma espécie de microcomputador do carro traduz essas pulsações produzindo a informação da velocidade atingida pelo automóvel.

Velocímetro mecânico

O giro das rodas do carro são transmitidos para um imã conectado no velocímetro. Isso faz com que esse imã gire também criando um magnetismo que faz o ponteiro do velocímetro se mover. Quanto mais rápido o imã gira, maior é a velocidade do carro.

Você também pode se interessar:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More