Verdadeiros engenheiros da selva: 5 animais que edificam suas próprias casas
Descubra o mundo dos "construtores animais" e suas incríveis habilidades, que parecem ter sido aprendidas numa universidade humana.
A habilidade de construir não é exclusiva dos seres humanos. Ao nosso redor, podemos encontrar animais que constroem suas próprias casas com uma precisão surpreendente. Vamos explorar as características e habilidades de alguns desses construtores a seguir. Veja!
1. Castores
Os castores se destacam como os mais talentosos e dedicados construtores do reino animal. Eles constroem canais e represas com o objetivo de proteger suas famílias de danos. Ao roerem os troncos das árvores, as árvores desmoronam, fornecendo os galhos necessários para a construção de barragens em córregos.
Essas barragens formam lagoas onde os castores estabelecem suas residências, conhecidas como “alojamentos de castor”. Essas represas só podem ser acessadas pela família através de uma passagem subaquática secreta.
2. Cupim
Os montes de cupins são estruturas que muitos já viram. Porém, poucos sabem que esses montes são, na verdade, cidades. Por fora, parecem apenas grandes edifícios de barro, mas internamente são complexas estruturas altamente organizadas que servem a colônias de cupins.
Dentro desses montes, existem chaminés e túneis que controlam a umidade e a temperatura. Além disso, há câmaras para armazenar alimentos. Sob a terra, o ninho original dos cupins ainda está presente. Os cupins operários constroem os montes acima do ninho usando lama, saliva e fezes.
3. Abelhas
As abelhas são conhecidas por suas colmeias, que são verdadeiras obras de construção e conhecidas como os edifícios mais eficientes da natureza.
Esses graciosos e importantes insetos voadores descobriram a técnica ideal para dividir a superfície de suas colmeias em partes iguais, usando o menor perímetro possível e alcançando uma eficiência de design de 100%.
4. Formigas
Elas escavam o solo usando suas mandíbulas, criando estruturas intrincadas para suas colônias. As câmaras mantêm sua forma, a menos que a terra seque significativamente. No entanto, como as formigas são capazes de construir estruturas subterrâneas tão complexas ainda é um mistério.
5. Cão-da-pradaria
Os cães-da-pradaria constroem seus lares em túneis subterrâneos. Devido às variações climáticas nas Grandes Planícies da América do Norte, esses túneis são projetados para resistir a altas temperaturas, inundações e incêndios. As câmaras na terra têm profundidades diferentes e funções distintas.
Por exemplo, o viveiro dos filhotes de cães-da-pradaria é enterrado no solo, onde a temperatura é mais estável e eles estão protegidos de perigos.
Além disso, os cães-da-pradaria adultos podem se abrigar de predadores em câmaras próximas à superfície. Outras câmaras são usadas para armazenar comida ou vigiar possíveis ameaças.
Comentários estão fechados.