Instagram testa verificação facial através de IA; confira essa novidade
A ideia é confirmar a idade dos usuários através do recurso da inteligência artificial.
O Instagram é uma rede social cuja idade mínima permitida para usuários é de 13 anos, porém algumas crianças tentam burlar essa regra com o objetivo de criar um perfil no aplicativo. Por isso, está sendo testada a verificação do Instagram com IA (inteligência artificial), com o objetivo de confirmar a idade dos usuários.
Leia mais: “Criança” de inteligência artificial do Google pode escapar e fazer coisas ruins, afirma insider
Atualmente o Instagram solicita uma verificação de idade quando as pessoas tentam mudar a data de nascimento. Esse tipo de verificação funciona por meio de fotos dos documentos de identificação. Todavia, conheça agora as novas alternativas da rede social para verificar a idade dos indivíduos.
Polêmicas com o Instagram em relação à proteção dos jovens
Em meio a algumas polêmicas e acusações de não fazer o suficiente para proteger as pessoas mais jovens no aplicativo, o Instagram começou a testar duas novas maneiras para conferir a idade dos usuários nos Estados Unidos.
Uma delas é a verificação através de terceiros: três seguidores adultos são convidados para checar a idade de um adolescente. Por outro lado, a segunda maneira é por intermédio de inteligência artificial.
Verificação facial no Instagram através de inteligência artificial
O Instagram está utilizando um sistema da empresa Yoti, que é capaz de definir a idade de uma pessoa com uma selfie em vídeo. De acordo com a empresa, essa estimativa é baseada numa técnica de computação denominada rede neural.
Porém, segundo uma tabela de taxa de erro da Yoti, essa ferramenta falha mais em pessoas com tons de pele mais escuros e em mulheres. Desse modo, a margem de erro pode variar de 1,56 ano para quem tem entre 13 e 17 anos e, por outro lado, de 2,22 anos para usuários com idade entre 18 e 24 anos.
Apesar de parecer algo revolucionário, o recurso de IA que será usado pelo Instagram pode não ser tão perfeito, afinal os usuários menores podem burlar o sistema ao pedir que pessoas mais velhas realizem a parte de verificação de idade através dessa inteligência.
Comentários estão fechados.