A esperada prova do Vestibular 2026 da Universidade Federal de Goiás (UFG) ocorreu no último domingo (19/10), reunindo milhões de candidatos. A data marca um feito importante para a instituição, que volta a realizar suas próprias provas após mais de dez anos.
Serão disputadas 2.209 vagas em 97 cursos de graduação, e a procura é intensa: 31.825 inscrições foram homologadas, mostrando o entusiasmo pelo retorno do exame.
O pró-reitor de Graduação, Israel Elias Trindade, destaca que este é o vestibular mais concorrido da história da UFG. O curso de Medicina lidera, com nada menos que 240 candidatos por vaga, um reflexo do prestígio da instituição e do desejo crescente dos estudantes por uma formação de excelência.
Mais do que selecionar estudantes, o processo visa garantir equidade e inclusão, abrindo portas para diferentes perfis e regiões do país. Com provas que misturam tradição e inovação, a UFG marca um novo capítulo na educação superior goiana, reforçando seu compromisso com qualidade, justiça e competitividade.
Números relevantes
O balanço divulgado às 18h48 do domingo apresentou um panorama da prova. Houve 65,9% de mulheres e 34,1% de homens inscritos, além de uma abstenção média de 16%, que foi maior na capital.
A operação alcançou 8 cidades e mobilizou 2.400 colaboradores. Ao todo, 31.825 inscrições foram homologadas para disputar 2.209 vagas distribuídas em 97 ofertas de cursos.
As provas ocorreram em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Cidade de Goiás, Itumbiara, Uruaçu, Iporá, Rio Verde e Cidade Ocidental, no estado de Goiás, no Brasil. Enquanto isso, apenas no Centro de Aulas D, cerca de 3 mil candidatos circularam. Já na capital, a taxa de ausência superou a observada no interior.
Depois de 10 anos, a UFG retomou o processo seletivo para fortalecer o preenchimento total das vagas de graduação.
Como foi a prova
Logo às 7h, o pró-reitor Israel Elias Trindade e a diretora executiva do Instituto Verbena, Claci F. Weirich Rosso, acompanharam a abertura dos portões no Centro de Aulas D, no Campus Colemar Natal e Silva. A equipe passou por treinamento, recebeu uma cartilha e orientou candidatos por redes sociais e canais diretos.
Segundo a instituição, a aplicação do Vestibular UFG 2026 transcorreu com fluidez.
Pela manhã, os candidatos encararam 3 horas de prova com redação e 24 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. À tarde, os portões abriram às 13h, e os participantes responderam a 72 itens de Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática.
Preferências e tema da redação
As maiores demandas concentraram-se em Medicina, Direito e Psicologia. Em seguida, vieram Medicina Veterinária, Engenharia de Software, Odontologia, Biomedicina, Inteligência Artificial, Agronomia e Ciência da Computação.
O tema da redação tratou de “Inteligência Artificial, impactos na vida cotidiana e limites éticos”. Além disso, a UFG liderou no país ao oferecer a primeira graduação em Inteligência Artificial, como destacou Claci Rosso.
Próximas datas
O Instituto Verbena divulgará o gabarito preliminar em 20 de outubro, no site oficial. Em 28 de novembro, virão o resultado final, a 1ª chamada e o Cadastro de Reserva.
Segundo Trindade, a UFG alia o vestibular ao Sisu para democratizar o acesso e, portanto, alcançar 100% de preenchimento das vagas.
O retorno do vestibular recoloca a UFG no centro da agenda educacional goiana, com números expressivos e gestão integrada. Para mais detalhes sobre datas e procedimentos, acesse o site do Instituto Verbena.
