Viagem de ônibus com animais: o que preciso fazer para levá-los?
Vai viajar de ônibus e não tem com quem deixar o seu pet? Clique aqui e saiba as regras de como levar animais na sua viagem.
Período de festas chegando e, junto com a abertura das restrições da pandemia, o setor de viagens rodoviárias deve ficar aquecido. Com isso, surge uma dúvida aos tutores de pet, que querem saber se é possível levar o seu bichinho consigo nessas viagens. Geralmente, quem quer levar o seu pet não tem com quem deixá-lo, e por isso consideram levá-lo consigo.
Leia mais: Fogos de Artifícios podem ser perigosos para o seu pet
No entanto, antes mesmo de tomar essa decisão, é importante saber se o pet teria condições de passar por uma viagem, especialmente as mais longas. Por isso, consulte o veterinário do seu bichinho antes de ir à viagem e confira as regras em vigência para a viagem.
Ônibus permitem levar animais na viagem, porém há regras
Sim, você poderá estar levando o seu bichinho contigo na viagem, necessitando apenas que você verifique as regras. Porém, essas podem mudar de acordo com o seu estado e também de acordo com o estado que você irá visitar. Portanto, antes de viajar, confira as regras do seu estado e também as regras que estabelecem o estado do seu destino.
Assim, você saberá que as regras geralmente dizem respeito a como o pet irá se acomodar durante a viagem. Por exemplo, no estado de São Paulo, há a necessidade de uma poltrona para acomodar o seu pet, mas a regra não se mantém em outros estados. Já em outros estados, o transporte do animal deve ser feito dentro de uma caixa de transporte.
Inclusive, há estados que recomendam, ou exigem, os materiais dos quais devem ser feitas essas caixas de transporte. Por isso, atente-se.
Atente-se ao porte do pet e tenha um atestado em mãos
Consultar um veterinário é imprescindível antes da viagem, pois você deverá apresentar um atestado e também comprovante de vacinação recente. Quanto à validade dos atentados, também depende do estado escolhido, então preste atenção mais uma vez nas regras estaduais.
Além disso, atente-se ao porte do seu pet, pois para o transporte de animais domésticos, esse animal deve conter até 10kg. Por motivos de segurança, esses animais não irão no seu colo, mas na poltrona ao lado ou ao seu lado. Por fim, verifique as taxas de condução.
Para casos de cães-guias e animais de acompanhamentos especiais, há tanto a permissão e a isenção da taxa.
Se você gostou dessa dica sobre levar animais na sua viagem, então clique aqui para ler mais dicas como essa!
Comentários estão fechados.