Viaje ao redor do mundo com os livros mais notáveis de cada região

Um estudo usou a opinião de mais de 125 milhões de leitores para definir quais são os livros mais bem-avaliados em cada região do mundo.

Um estudo recente conduzido pelo WordFinderX utilizou dados da plataforma Goodreads, em que 125 milhões de leitores compartilham suas opiniões, para classificar os livros mais bem-avaliados em 132 países ao redor do globo.

Foram considerados livros com pelo menos 500 avaliações, e o objetivo era identificar as obras mais amadas em diferentes partes do mundo. Veja os resultados surpreendentes!

América do Norte

De acordo com essa pesquisa, o livro mais elogiado na América do Norte é “Words of Radiance”, do aclamado escritor norte-americano de ficção científica e fantasia Brandon Sanderson.

Essa obra é o segundo volume de uma série épica composta por dez livros, intitulada “Stormlight Archive”, que aborda temáticas como política, guerra, raça, religião, conspirações secretas, assassinatos e deuses.

Europa

Na Europa, o título mais bem-avaliado pertence a “The Botanist”, do escritor britânico MW Craven. O autor é reconhecido por sua série de romances policiais protagonizada pelo detetive sargento Washington Poe.

No quinto livro da série, Poe, acompanhado por Matilda Bradshow, enfrenta dois mistérios surpreendentes em busca da resolução de um caso.

África

No continente africano, dois livros nacionais se destacam empatados no primeiro lugar, com uma média de avaliação de 4,52 pontos: “Querida Ijeawele, ou um Manifesto Feminista em Quinze Sugestões”, da renomada escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, e “A Origem Africana da Civilização: Mito ou Realidade”, escrito em 1974 pelo autor senegalês Cheikh Anta Diop.

Ásia e Oceania

O topo da lista na Ásia é ocupado pela série de livros “Arkitek Jalanan”, do escritor malaio Teme Abdullah, que relata sua vida como estudante de arquitetura em Londres.

E, para fechar, na Oceania, o livro mais aclamado é “Veja o que você me fez fazer: poder, controle e violência doméstica”, da jornalista investigativa Jess Hill.

América do Sul

Na América do Sul, o título mais bem-avaliado no Goodreads é “Wij slaven van Suriname” (Nós, escravos do Suriname), do escritor, ativista e líder da resistência surinamesa Anton de Kom.

Publicada em 1934, essa obra-prima aborda a história do Suriname colonial e evidencia o intenso racismo da região e os efeitos do colonialismo.

Outro clássico que conquistou uma excelente posição é “Conversa na Catedral”, do renomado escritor peruano Mario Vargas Llosa.

Brasil

Em nosso país, o livro mais bem-avaliado é “Arlindo”, da autora Luiza de Souza. Trata-se de uma história em quadrinhos que conta a vida do menino que dá nome ao livro, um jovem cheio de sonhos que busca incansavelmente seu lugar no mundo.

Lançado em 2021, o livro foi agraciado com o prêmio CCXP Awards (2022) na categoria Melhor Quadrinho. E aí, você já conhecia esse título?

você pode gostar também

Comentários estão fechados.