Vídeo mostra como carros da Hyundai e Kia podem ser roubados com cabo USB
Jovens estão aprendendo a roubar carros com o TikTok! Vídeo mostra como agir usando apenas o cabo UBS. Condutores devem ficar em alerta!
Em diversos filmes, o roubo de carro pode ser feito por meio de uma conexão entre dois fios que estão embaixo do painel. Você chama isso de incentivo? Aguarde! O “ensinamento” ganhou um novo e maior alcance no TikTok. Na plataforma, há um vídeo ensinado como roubar carros da Hyundai e da Kia fazendo uso apenas de um UBS.
Este tem sido um problema nos Estados Unidos que, mesmo acontecendo há um tempo, apenas ganhou repercussão recentemente por meio dos famosos desafios propostos no TikTok.
Você pode estar se perguntando se é possível hackear o carro, visto que os usuários aprendem a fazer uso do cabo UBS, no entanto a proposta é outra: há um truque para o UBS ser conectado onde fica a chave do veículo.
No truque, é ensinado que é preciso remover a tampa que está na direção do carro e desmontar a parte em que a chave pode ser inserida. Após a remoção, o cabo UBS poderá ser inserido como forma de ativar a ignição. Pode parecer complicado, mas essa é uma prática que pode ser feita rapidamente. O automóvel responde à manipulação.
Roubos de carro influenciados por TikTok
Este é um problema para os Estados Unidos desde 2021, quando foram registrados diversos roubos de veículos das marcas Hyundai e Kia, todos influenciados pela trend no rede social. A repercussão maior foi no início do ano passado, mas os casos ainda são registrados com frequência em 2023. Até agora, mais de cem roubos foram feitos.
A trend funciona como uma espécie de desafio, influenciando os outros jovens a fazer o mesmo.
Não é necessário ter a intenção de roubar o veículo, desde que participe do desafio – que já configura um roubo. Dados apontaram que são as pessoas mais jovens que participam a atividade. O caso de um adolescente de 11 anos que sequer sabia dirigir e fez o mesmo elucida bem a situação.
Para conter tamanha proporção, a Hyundai informou que os veículos passaram a sair das fábricas com uma espécie de bloqueio já instalado no software para garantir maior segurança. A Kia, por sua vez, diz que fabricou carros com tecnologias que podem deter o roubo por acrescentar travas ao volante.
Comentários estão fechados.